O MIRANTE TV | 19-09-2026 10:00

Laura Cruz mantém no Porto Alto um minimercado com quase meio século

Laura Cruz cresceu no minimercado que os pais abriram em 1978, no Porto Alto, e assume hoje um negócio em que a proximidade, a qualidade dos produtos e a relação com os clientes continuam a ser armas para enfrentar a concorrência das grandes superfícies.

Tinha 14 anos quando os pais abriram o Minimercado Noberto Cruz, na Rua 1.º de Maio, no Porto Alto. Na altura, recorda, havia três mercearias na localidade e chegavam a trabalhar seis ou sete pessoas ao balcão. Hoje, aos 62 anos, Laura Cruz está à frente do espaço e guarda sobretudo a memória de um tempo em que “os clientes eram amigos, eram familiares”.
Os hábitos de consumo mudaram e os produtos de mercearia perderam peso, mas a fruta tornou-se uma das grandes apostas do negócio, representando, segundo Laura Cruz, cerca de 80% das vendas. A loja trabalha ainda com produtos regionais e procura, sempre que possível, comprar fruta e outros produtos a produtores locais.
Perante a concorrência dos supermercados, a proprietária do minimercado resume a diferença do pequeno comércio à “qualidade e simpatia”. “Quem vai ao supermercado não fala com ninguém e aqui muitas vezes as pessoas desabafam”, diz, acrescentando, em tom bem-humorado, que os comerciantes acabam por ser “médicos, padres e psicólogos”.
Apesar das dificuldades com os custos de funcionamento e os impostos, recusa dar o comércio tradicional como acabado. “Não está morto, mas está esquecido”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias