Opinião | 21-04-2020 10:00

ISLA Santarém - Nem a distância nos separa! 

ISLA Santarém - Nem a distância nos separa! 
OPINIÃO

Domingos Martinho*

As medidas extraordinárias de resposta à situação epidemiológica da Covid-19 impuseram a suspensão do ensino presencial e a passagem para o regime de ensino online. Estudantes, docentes e pessoal não docente lançaram mãos à tarefa de manter o ISLA a funcionar. E conseguiram! A adaptação decorreu de tal forma que, passadas cerca de três semanas, até já nos parece que vivemos tempos de normalidade.

Ao mesmo tempo que desenvolvemos as atividades letivas continuamos a trabalhar para apoiar todos os docentes e estudantes de modo a que todas as atividades decorram dentro da normalidade possível sabendo que também neste contexto de ensino online é possível fazer melhor todos os dias.

A atividade académica relacionada com os cursos com grau (TeSP, licenciaturas e mestrados) migrou na sua totalidade para a componente de ensino online enquanto nos cursos pós-graduação e MBA suspendemos apenas três dos 15 cursos em funcionamento.


Esta suspensão foi devida ao facto da maioria esmagadora dos respetivos estudantes serem profissionais de saúde e da área da proteção civil pelo que não fazia qualquer sentido exigir-lhes que se desviassem do que nesta altura é o mais importante.


A todos eles desejamos o maior êxito no combate que estão a travar em nome de todos nós e deixamos a garantia de que quando a tormenta passar cá estaremos para reajustar o calendário letivo.


Para além da alteração das atividades, continuamos a cumprir o calendário do presente ano letivo, bem como o calendário previsto para o acesso aos cursos no ano letivo 2020-2021. Nesta altura estão em curso as candidaturas dos regimes especiais de acesso, nomeadamente, para maiores de 23 anos bem como as candidaturas a cursos técnicos superiores profissionais e aos cursos de pós-graduação e MBA.


No que se refere ao que depende unicamente do ISLA estamos preparados para corresponder em todas as frentes. Mas não posso deixar de manifestar a nossa grande preocupação pela situação dos estudantes cujo termino do seu ano escolar depende da conclusão de estágio como é o caso dos estudantes que estão a concluir os cursos técnicos superiores profissionais.


Continuaremos, em conjunto com outras instituições do ensino superior, e com a tutela, a tentar encontrar soluções que permitam a esses estudantes concluir os cursos a tempo de no próximo ano letivo continuarem os seus estudos. Por outro lado, existem situações que se relacionam com o ingresso no próximo ano letivo que dependem de decisões que nos ultrapassam, nomeadamente as que se referem aos exames nacionais de acesso.


Concluo com a certeza que, conforme os testemunhos que todos os dias nos vão chegando, a comunidade académica do ISLA, embora cada um em sua casa, está mais junta e unida do que nunca. Quando a pandemia acalmar e se voltar à normalidade olharemos para estes tempos como tempos de empenhamento, partilha e solidariedade.

Acrescentaremos novas experiências, descoberta e inovação, com a tranquilidade de quem apenas cumpriu a sua missão!


*Diretor do ISLA Santarém
Texto redigido com o novo Acordo Ortográfico.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo