Opinião | 03-09-2021 10:00

Os homens são burros (ou talvez não)

Neste momento, 70% dos juízes de primeira instância já são mulheres o que significa que, muito em breve, os únicos homens com assento nos tribunais vão ser os arguidos. Terão as mulheres o monopólio da inteligência? Serão as mulheres de hoje mais inteligentes do que os homens?

Neste momento, 70% dos juízes de primeira instância já são mulheres o que significa que, muito em breve, os únicos homens com assento nos tribunais vão ser os arguidos. Isto é a consequência natural do facto de as mulheres conseguirem a esmagadora maioria das vagas no ensino superior.

Terão as mulheres o monopólio da inteligência? Serão as mulheres de hoje mais inteligentes do que os homens? Ou será que os homens de hoje são mais estúpidos do que os homens de antigamente, quando conseguiam a esmagadora maioria das vagas no ensino superior?

Como é óbvio, nem uma coisa, nem outra. Significa, apenas e tão-só, que o sistema, hoje, favorece as mulheres como, antigamente, favorecia os homens.

A fábula de Esopo da raposa e da cegonha já esclareceu esta questão. Se a sopa for servida num prato raso, a cegonha passa fome, mas, se for servida numa jarra alta e com gargalo estreito, é a raposa que passa fome.

Homem e mulher são naturalmente diferentes, tal como a raposa e a cegonha, mas nenhum deles é inferior ao outro. Com efeito, parece já suficientemente demonstrado que a inteligência não tem sexo. Ora, se num sistema de ensino se assiste a uma superioridade tão flagrante de um sexo sobre o outro, tal só pode significar que o sistema favorece esse sexo.

E basta fazer uma análise séria e sem preconceitos de qualquer espécie sobre o nosso sistema de ensino, para concluirmos forçosamente (como eu constatei nos 26 anos em que fui professor) que este está dimensionado preferencialmente para as mulheres.

Em primeiro lugar, porque o sistema de ensino já é dominado maioritariamente pelas mulheres e pela sua mundovisão. Em segundo lugar, porque as mulheres atingem a maturidade muito mais cedo do que os homens e as turmas mistas obrigam os professores a comparar alunos em estádios de crescimento diferentes com clara vantagem para as mulheres. Em terceiro lugar, porque privilegia quase exclusivamente a memória e, como está cientificamente demonstrado, as mulheres têm uma memória muito superior à dos homens. Em quarto lugar, porque é um ensino feito de trabalhos, consultas e projectos, e, quanto a esse aspecto, a paciência e o preciosismo das mulheres é, regra geral, infinitamente superior à dos homens.

No nosso actual sistema de ensino, um homem, regra geral, só consegue obter, na avaliação contínua, as mesmas classificações de uma mulher se for muito melhor do que ela. Mas isto não se pode dizer, porque implicaria pôr em causa um dos dogmas fundamentais da pós-modernidade. E com os dogmas não se brinca. Galileu que o diga.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo