Opinião | 22-02-2023 21:00

Abanar as pendurezas ao som de palavras de ordem e chocalhar as prateleiras ao ritmo de um samba safado

Emails do outro mundo

Chocarreiro, Serafim das Neves

Chocarreiro, Serafim das Neves
O presidente da Câmara de Santarém esperou pouco mais de três meses para ser atendido pelo ministro da Saúde. Foi muito bom tendo em conta que o tempo médio de espera de uma qualquer consulta de especialidade é infinitamente maior.
Ricardo Gonçalves está convencido que foi por causa da ameaça que fez, de ir acampar para a porta do Ministério, que não esperou muito tempo, mas o facto de o vereador do Chega ter dito que iria acampar com ele deve ter ajudado. Quem é o membro do Governo que quer uma coligação PSD/Chega à porta, ainda antes das próximas eleições?
Livrou-se de boa o destemido autarca. De boa, e da visita solidária que o Presidente da República não deixaria de lhe fazer. E é quase certo que também teria que receber o presidente do seu partido e o presidente do Chega, na sua modesta tenda de campismo instalada à porta do ministério. Da próxima vez, é melhor ele pensar duas vezes antes de encher o peito de ar e abrir a boca.
Não foi ele para a rua mas há mais quem vá. O Carnaval está à porta e os desfiles já começaram. No Rio de Janeiro o povo sai à rua em trajes menores - porque o calor é muito - para sambar, cantar, chocalhar e folgar. Por cá saem à rua professores, amigos dos animais, sindicalistas e outros profissionais, bem agasalhados - que o frio é muito - entoando slogans e pedidos de demissão de ministros. Cada um canta e abana como quer, mas a folia é total, dos dois lados do oceano.
É claro que samba é samba e os portugueses apoiariam muito mais as exigências professorais, digamos assim, se os professores desfilassem de sunga e chinelo de enfiar no dedo e as professoras de biquíni e saltos altos, todos e todas a abanar o que tivessem para abanar, fossem cartazes, glândulas superiores ou pendurezas, digamos assim.
A Junta de Freguesia de Benfica (não confundir com Benfica do Ribatejo) fez um referendo para saber se os eleitores estavam a favor de novos lugares de estacionamento pagos. Quando soube daquilo pensei que era uma inutilidade e que o resultado era óbvio. Quem é que poderia ser a favor de mais estacionamento pago!? Enganei-me redondamente. Mais de vinte por cento votou a favor. Provavelmente os que não têm carro, ou estão isentos de pagamento de tudo e mais alguma coisa, que costumam ser sempre muitos.
Termino com uma referência às prioridades de alguns deputados para o Serviço Nacional de Saúde. Facilidade no acesso ao aborto e rápida aprovação do direito à eutanásia. E quem sou eu para os criticar. Tudo o que contribua para haver menos utentes, ajuda muito, não é verdade?!!
Não me despeço com um uivo como fizeste no teu último e-mail, para não nos confundirmos com uma alcateia, mas não nego o meu lado mais bravio que, por vezes, me desperta uma vontade imensa de mordiscar qualquer coisinha, seja uma perninha, uma orelhinha, um cachaço ou uma orelheira.
Saudações rústicas
Manuel Serra d’Aire

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo