Opinião | 21-03-2023 12:00

Agradecer: Um valor recuperado por quem sabe reconhecer

Agradecer: Um valor recuperado por quem sabe reconhecer
Opinião / À Margem
Pedro Ribeiro, o Ministro da Administração Interna e a Secretária de Estado da Protecção Civil inauguraram equipamento estruturante para o país e o concelho de Almeirim

Numa sociedade em que a bajulação ganha lugar, há gestos de reconhecimento sem se passar manteiga para se obter proveitos políticos.

Numa sociedade em que a bajulação ganha lugar, há gestos de reconhecimento sem se passar manteiga para se obter proveitos políticos. O que aconteceu em Almeirim na sexta-feira, 10 de Março, na inauguração do comando nacional da Força Especial de Protecção Civil mostra que na política ainda é possível praticar valores humanistas: o do agradecimento e reconhecimento por quem já não decide, mas não é esquecido. O presidente Pedro Ribeiro convidou o ex-ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, do seu partido, e o ex-secretário de Estado da Administração Interna, João Almeida, do governo chefiado pelo social-democrata Passos Coelho. E ambos estiveram presentes acrescentando brilho a esse dia.
Eduardo Cabrita e João Almeida contribuíram para o sucesso da estratégia política de Pedro Ribeiro de criar um Campus da Protecção Civil com expressão nacional, ao agarrarem uma ideia proveitosa para o concelho, vendo também as vantagens para Portugal. O autarca de Almeirim deu um exemplo a muitos autarcas da região e do país, que na hora de colher os louros só se lembram de quem está no poder para pedinchar mais uns favorzinhos de Lisboa. Pedro Ribeiro é conhecido por pedir, por ser chato a pedir, mas também por afrontar quem não está a pensar nos interesses das populações.
Estar desde muito novo na política tem vantagens e desvantagens e cada um tem o livre arbítrio de utilizar essa experiência como quiser. O autarca que está no último mandato teve um bom professor, José Sousa Gomes, de quem foi delfim quase desde que saiu do secundário, e torna actuais princípios de antigamente, como o da política também se fazer de agradecimentos desinteressadamente justos.
António Palmeiro

Visão estratégica de Almeirim ganha mais um equipamento da protecção civil

O município de Almeirim foi elogiado pelo ministro da Administração Interna e pela secretária de Estado da Protecção Civil pela sua capacidade em criar expectativas estratégicas, que estão a tornar a cidade num centro de protecção e socorro importante a nível nacional. Com mais uma parceria com a administração central, o presidente da autarquia criou as condições para instalar o comando nacional da Força Especial de Protecção Civil, agora inaugurado.

Almeirim já tem a funcionar mais um equipamento do Campus da Protecção Civil, que começou a ganhar forma há quase dez anos. O comando nacional da Força Especial de Protecção Civil (FEPC), foi inaugurado na sexta-feira, 10 de Março, e o município espera agora reforçar ainda mais a sua importância na área da protecção e socorro, aproveitando a boa localização, os bons acessos e abrindo as mãos para dar o que for preciso para ser um grande centro da protecção civil no país. Na inauguração do quartel, perante o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o autarca diz que a cidade está preparada para receber os elementos que vão reforçar a força, desejando que estes façam a recruta em Almeirim.
O novo equipamento vai comandar todas as equipas no terreno no território nacional e tem capacidade para alojar três grupos de combate a incêndios, dispondo de alojamentos e de cozinha e refeitório. Antes de conseguir esta estrutura, o município já tinha conseguido instalar em 2015 a Base Permanente da então Força Especial de Bombeiros, antecessora da FEPC, também conhecida como canarinhos. “Hoje é um dia feliz para as pessoas do meu concelho e para todas as que estão ligadas à protecção civil”, começou por dizer Pedro Ribeiro, salientando que o município está disponível para continuar a colaborar com a administração central.
O ministro, acompanhado da secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar, realçou que se o Governo puder fazer em conjunto dá uma resposta melhor à população. José Luís Carneiro acrescentou que este investimento municipal é de interesse nacional, saudando o presidente do município pela aposta inovadora na criação de expectativas estratégicas. A secretária de Estado da Protecção Civil, Patrícia Gaspar, também destacou o papel do município na criação de condições que têm “permitido edificar um conjunto de capacidades muito importantes, não só na lógica da Força Especial de Protecção Civil, mas também na própria Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil, para que tudo o que se faça daqui para a frente se faça com mais capacidade, com outra sustentação”.
Recorde-se que a autarquia tinha cedido três lotes da zona industrial para a instalação dos canarinhos, no mesmo perímetro onde está o comando de operações de socorro, o quartel regional da força especial de protecção civil e a unidade nacional de logística. O investimento nesta obra foi de 2,5 milhões de euros, dispondo de uma sala de comunicações de tecnologia avançada que permite monitorizar as missões a nível nacional, permitindo uma resposta mais eficaz e adequada.
A Câmara de Almeirim, além de disponibilizar o terreno, comparticipou a obra em 25 por cento, correspondentes à percentagem da componente nacional que não é coberta pelos fundos comunitários. O edifício permite instalar uma centena de operacionais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo