Opinião | 22-10-2024 07:00

Mário Centeno ainda brinca em serviço e goza com quem trabalha

Mário Centeno ainda brinca em serviço e goza com quem trabalha
À margem/opinião
Mário Centeno deu aula para 160 alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena

Mário Centeno veio a Alcanena dar uma aula aberta para cerca de 160 alunos e professores.

Mário Centeno veio a Alcanena dar uma aula aberta para cerca de 160 alunos e professores. A aula realizou-se no mercado municipal e esteve fechada a jornalistas que, no entanto, foram convocados pela equipa do próprio governador para lhe fazerem fotos e perguntas antes e depois da aula. Os jornalistas estavam proibidos de entrar.
Como é fácil perceber, a aula foi uma festa, principalmente para os alunos, que animaram com muitas perguntas. É muito provável que entre os cerca de 160 participantes houvesse muita gente a gravar a aula. Que saibamos o governador Mário Centeno não foi a Alcanena confessar aos alunos que Joaquim Miranda Sarmento, o actual ministro das Finanças, disse que jamais aceitaria ser governador do Banco de Portugal quando sair do Governo, numa directa aos queixos de Mário Centeno que se pendurou em António Costa para não fugir do raio de acção do Governo do país. Ora se a aula era aberta, e ainda por cima era no mercado municipal, será que Mário Centeno teve medo que os jornalistas soprassem perguntas aos alunos e ele saísse de lá a cheirar a curtumes? Queríamos ver Mário Centeno e a sua equipa a fazerem o mesmo em Lisboa aos jornalistas da capital com quem se cruza todos os dias entre o Cais do Sodré e os gabinetes ministeriais. Cinquenta anos depois do 25 de Abril esta gente ainda brinca em serviço e goza com quem trabalha.

Mário Centeno deu aula aberta a 160 alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena

Alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Alcanena foram bastante participativos durante aula aberta com o governador do Banco de Portugal.

Mais de 160 alunos do secundário do Agrupamento de Escolas de Alcanena participou na quinta-feira, 10 de Outubro, numa aula aberta protagonizada pelo ex-ministro das finanças e actual governador do Banco de Portugal, Mário Centeno. “Foi uma aula inesquecível que contou com a presença de cerca de 160 alunos, nomeadamente dos cursos de Ciências Socioeconómicas e dos cursos Científico-humanísticos que frequentam do 10 º ano. Recorde-se que o Agrupamento de Escolas de Alcanena é uma das cinco escolas públicas que está a implementar o PPIP2, ou seja, Projeto Piloto de Inovação Pedagógica do ensino secundário que inscreve a literacia financeira no currículo”, explica a O MIRANTE Ana Cláudia Cohen, directora do agrupamento, que destaca o entusiasmo dos alunos perante os assuntos debatidos, nomeadamente economia, inflação, bancos centrais e a importância das instituições.
Ana Cláudia Cohen refere que foram lançadas algumas questões pertinentes às quais foi dando resposta através de exemplos práticos: “Como se formam os preços? Qual a importância dos preços na economia? O que é o preço estável? Por que razão os bancos centrais têm como missão salvaguardar a estabilidade dos preços?”, entre outras. No final da aula, houve tempo para uma sessão de perguntas e respostas, que foi amplamente participada e que se estendeu para além da sessão, uma vez que já à saída o governador foi, ainda, interpelado por algumas alunas que lhe queriam colocar outras questões. O governador mostrou-se sempre disponível, respondeu às questões, recordou o concurso Geração Euro, através do qual teve oportunidade de contactar com uma equipa finalista do Agrupamento de Escolas de Alcanena e ainda tirou selfies e fotos com os alunos e comunidade escolar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1686
    16-10-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo