Opinião | 06-08-2022 17:24

O bom polícia

Santana-Maia Leonardo

Hoje reconheço-me totalmente naquele extracto da “Toada de Portalegre” de José Régio que reza assim: “(…) Quem desespera dos homens,/ Se a alma lhe não secou,/ A tudo transfere a esperança/ Que a humanidade frustrou:/ E é capaz de amar as plantas,/ De esperar nos animais,/ De humanizar coisas brutas,/ E ter criancices tais,/ Tais e tantas!/ Que será bom ter pudor/ De as contar seja a quem for!”

Imaginemos dois polícias responsáveis pelo patrulhamento de duas ruas da cidade. O primeiro polícia, porque faz um patrulhamento de proximidade e com visibilidade, impede que se cometam infracções na sua rua; o segundo polícia, porque não exerce as suas funções com a mesma diligência, tem sempre a sua rua cheia de carros mal estacionados, em cima dos passeios e em segunda fila.

Resumindo: o primeiro polícia chega ao fim do mês sem passar uma única “multa”; por sua vez, o segundo polícia é uma máquina a passar “multas”.

Qual dos dois é o melhor polícia? A resposta parece óbvia: o primeiro.

Pois é, mas, para o nosso Governo, as contra-ordenações não se destinam a prevenir as infracções, mas a sacar o máximo dinheiro aos contribuintes. Por isso, o bom polícia é, para o Governo, o que consegue passar “multas” e não o que consegue evitar as infracções.

NOTA:

Hoje reconheço-me totalmente naquele extracto da “Toada de Portalegre” de José Régio que reza assim: “(…) Quem desespera dos homens,/ Se a alma lhe não secou,/ A tudo transfere a esperança/ Que a humanidade frustrou:/ E é capaz de amar as plantas,/ De esperar nos animais,/ De humanizar coisas brutas,/ E ter criancices tais,/ Tais e tantas!/ Que será bom ter pudor/ De as contar seja a quem for!

Totalmente descrente da natureza humana, tornei-me num eremita que vive, isolado, a cuidar do seu jardim na companhia dos sete discípulos: 5 cães e 2 gatos. Dizem que trato melhor os cães e os gatos do que as pessoas. Mas não é verdade.

Em primeiro lugar, os meus cães e gatos não só são pessoas como têm pessoas lá dentro, pessoas que se cruzaram comigo e que me marcaram. A teoria de reencarnação não é totalmente disparatada para quem conhecer os meus cães e os meus gatos. É isto que muita gente ainda não percebeu.

E, em segundo lugar, sendo pessoas que gostam de mim incondicionalmente, é natural que as trate melhor do que aquelas que apenas me conhecem quando lhes dá jeito ou por rotina social.Resolvi, por isso, aproveitar as longas noites deste tempo de Verão para vos dar a conhecer, através das próximas crónicas, as histórias de algumas destas pessoas de quatro patas que fizeram ou fazem parte da minha vida e que, inclusive, já tiveram o condão de me salvar a vida.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1723
    02-07-2025
    Capa Vale Tejo