Opinião | 12-09-2022 11:59

O mistério dos javalis na aldeia da ministra e o fenomenal segredo do aeroporto em Santarém

O mistério dos javalis na aldeia da ministra e o fenomenal segredo do aeroporto em Santarém

Inspirado Manuel Serra d’Aire

Inspirado Manuel Serra d’Aire

Este Verão tem sido abundante em notícias bombásticas. E não me refiro apenas às que remetem para os bombardeamentos russos na Ucrânia. Desde logo o facto de no concelho do Entroncamento residirem cidadãos de mais de cinquenta nacionalidades diferentes, a fazer fé no que foi noticiado recentemente. É muita gente de muitos pontos mundo. Pensando na malta que se queixa da selva de betão sub-urbana em que se transformou a cidade ferroviária, este dado não deixa de ser elucidativo e contra-corrente em relação à opinião de muita gente que continua a insistir que no campo é que se está bem. Há nativos de muitos países que adoram paisagens de betão armado e, ainda para mais, em países como Portugal, de que os próprios naturais estão sempre a dizer mal. Mais um fenómeno do Entroncamento.
Fenomenal foi também a notícia de que um grupo de investidores privados anda há três anos a planear a construção de um novo aeroporto na zona de Santarém. Quanto a planos para novos aeroportos é apenas mais um, portanto nada de novo. Tem sido esse o filme nos últimos cinquenta anos. O estranho nisto tudo é que, num país de calhandreiros, o segredo tenha sido tão bem guardado durante três anos. Se, como diz o povo, o segredo é a alma do negócio, então este negócio tem alma até Almeida. Uma novela a seguir com atenção, embora já se adivinhe o final…
E que dizer do episódio dos javalis que foram à festa de Casais de Revelhos, em Abrantes, em busca de comida? Desde criança que me habituei a associar javalis a festas, mas apenas nos livros de Astérix e Obélix. E, geralmente, nessas histórias os porcos selvagens não participavam nos banquetes como convivas juntamente com os humanos mas sim como prato principal dos rebeldes gauleses, nos banquetes que fechavam mais uma aventura.
Há pois aqui uma versão alternativa da história, não sendo despiciendo, na minha modesta opinião, o facto da bizarra peripécia ter ocorrido na aldeia de Casais de Revelhos, terra natal da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes. Como adepto fervoroso das teorias da conspiração e crente fiel de que Elvis Presley ainda está entre nós e vive como eremita num algar da Serra de Aire, estou convencido que há ali coincidências a mais. Será que os bichos tinham autorização especial da governante para irem petiscar à festa na aldeia evitando-se assim que dessem cabo das colheitas agrícolas das imediações? Será que Maria do Céu Antunes tem mais facilidade em domar os javalis seus conterrâneos do que os rebeldes agrobetos da CAP? Será que a ministra ainda vai conseguir pôr os seus conterrâneos javalis a comerem de faca e garfo e a lavarem os dentes após as refeições? Quem souber que responda.
Despeço-me com uma pirueta encarpada e um flik flak à retaguarda do
Serafim das Neves

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo