A presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas (PS), ameaçou processar judicialmente a vereadora do PSD, Beatriz Schulz, se esta voltar a acusá-la nas redes sociais de "mentirosa”. A discussão gerou-se na reunião de câmara do dia 27 de Fevereiro depois da vereadora social democrata argumentar, a propósito do “não cumprimento de promessas eleitorais por parte do Executivo, que a “a Internet não deixa mentir” numa alusão à consulta por si realizada sobre o investimento no Turismo.
Anabela Freitas pegou na expressão utilizada por Beatriz Schulz na sua explanação para afirmar que “uma vereadora, que recebeu os documentos todos, tem obrigação de saber que uma sanção compulsória é paga ao tribunal e a senhora acusa-me publicamente nas redes sociais de ser mentirosa”. Visivelmente exaltada, a autarca garantiu que “da próxima vez que fizer isso, levanto-lhe um processo”.
Anabela Freitas referia-se aos documentos que disponibilizou a todos os vereadores do sentido de comprovar não ter usado um cheque da autarquia para pagar uma multa de 2332 euros à qual foi condenada, enquanto detentora de cargo público, a título de litigância e má fé.
“Tem um despacho meu a dizer: pague-se as custas do município, a sanção compulsória é paga da minha conta pessoal e a senhora anda a dizer que menti? Tem o talão da minha conta pessoal que prova que paguei ao tribunal e anda a dizer que menti?”, questiona Anabela Freitas.
Sublinhando que não vem a reunião de câmara “fazer campanha eleitoral”, a autarca acrescentou não retirar “uma virgula daquele que foi o programa eleitoral do Partido Socialista”.
Anabela Freitas considerou ainda “muito estranho estar na Internet uma lista provisória de nomes” levados a reunião de câmara, “não sendo a primeira vez que acontece, e nunca saiu lá para fora”, disse em tom acusativo.
O vereador João Tenreiro (PSD) veio em defesa política da vereadora Beatriz Schulz afirmando que, no passado, também o antigo chefe de gabinete da presidente o insultou nas redes sociais, estranhando que só agora Anabela Freitas esteja preocupada com o que é escrito na Internet.
Por seu lado, o vereador Pedro Marques (Independentes por Tomar) lamenta o “espectáculo” na reunião, considerando que partidos já estão em campanha eleitoral.