Política | 22-11-2019 12:30

Parque empresarial absorve maior fatia do orçamento municipal do Entroncamento

O orçamento para 2020 contempla um conjunto de projectos com financiamento comunitário já em execução ou a iniciar no próximo ano.

O orçamento da Câmara do Entroncamento para o ano de 2020 é de 21,3 milhões de euros, mais dois milhões de euros do que o deste ano (10,8%), com 7,8 milhões de euros destinados a investimento. O documento foi aprovado pelo executivo municipal, com cinco votos a favor (PS e BE) e dois votos contra (PSD), e será submetido à reunião da assembleia municipal que deverá acontecer antes do final deste mês.

O orçamento para 2020 contempla um conjunto de projectos com financiamento comunitário já em execução ou a iniciar no próximo ano, crescendo devido a esses investimentos. Em particular, a infra-estruturação do novo parque empresarial do concelho, com 19 hectares, um investimento de cerca de 1,6 milhões de euros, que se juntará à actual zona industrial, aumentando a atractividade para a fixação de empresas.

Estão também inscritos dois projectos que faltam para concluir o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU): a requalificação de espaços públicos, no valor de 1,4 milhões de euros e que apenas aguarda visto do Tribunal de Contas para avançar; e o que visa as comunidades desfavorecidas, de um milhão de euros, que está em fase de preparação de procedimentos para lançamento de novo concurso, uma vez que o anterior ficou deserto.

O documento inclui ainda o investimento na nova esquadra da PSP, no valor de 1,4 milhões de euros, a realizar com o Ministério da Administração Interna, que deverá ficar concluída em 2021.

Também de 1,4 milhões de euros é o investimento previsto para acabar com as perdas de água na rede de abastecimento do concelho, num projecto de eficiência hídrica que apenas aguarda aprovação da candidatura a fundos comunitários.

Vai prosseguir também a substituição das luminárias por LED na iluminação pública (já realizada a 60%) e o investimento nas piscinas municipais. A conclusão da intervenção no cineteatro S. João, que será inaugurado no dia 24, dia do concelho, reforça a aposta na programação cultural em 2020, em articulação com o centro cultural, numa primeira fase recorrendo exclusivamente a meios do município.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo