Política | 08-04-2020 18:00

Uma mulher dedicada à causa pública que não liga à política de bastidores

Uma mulher dedicada à causa pública que não liga à política de bastidores
GUIA AUTARCAS E AUTARQUIAS

Presidente da Câmara Municipal de Alcanena - Fernanda Asseiceira (PS)

Licenciada em Marketing e professora, Fernanda Asseiceira já tinha experiência no desempenho de cargos políticos ou de nomeação política antes de ser eleita presidente da Câmara Municipal de Alcanena em 2009. Foi deputada à Assembleia da República na X Legislatura e antes tinha sido Delegada Regional do Inatel de Santarém e coordenadora do gabinete de Educação de Adultos do Centro de Área Educativa da Lezíria e Médio Tejo.

Natural da Chamusca, foi viver para Alcanena aos três anos. Embora a sua ligação ao concelho que governa seja intensa e se sinta como se fosse de lá, mantém uma ligação afectiva à sua terra natal. Solteira e sem filhos tem uma disponibilidade maior para a vida pública. Não é de lamúrias nem de espalhafatos. Diz o que tem a dizer e faz o que tem a fazer sem alarido. Equilibrou as contas do município e adaptou a gestão municipal à realidade. Embora reservada é-lhe reconhecida capacidade de diálogo e sensibilidade para as questões sociais e humanas.

É uma mulher que pensa pela sua cabeça e não lhe peçam para dizer nada com que não concorde nem fazer nada que não defenda. A delicada situação financeira em que encontrou a autarquia limitou-lhe o raio de acção, mas apesar das dificuldades não tem descurado as questões da educação e da cultura. A câmara municipal tem apoiado e dinamizado inúmeras iniciativas ligadas às artes e tem promovido também a marca de Alcanena como capital dos curtumes.

Num concelho marcado pontualmente por problemas ambientais relacionados com a indústria de curtumes, Fernanda Asseiceira tem apostado durante os seus mandatos na requalificação da rede de colectores de águas residuais e na melhoria do sistema de tratamento da ETAR de Alcanena.

Fernanda Asseiceira, nascida a 18 Abril de 1961, cumpre o seu terceiro mandato e não se pode recandidatar ao cargo por força da lei de limitação de mandatos. Mulher pragmática, não gosta da chamada política de bastidores e dedica-se a 100 por cento à causa pública. Há alguns anos confessava ter ficado sem tempo livre para fazer aquilo que lhe dava prazer, a começar pela leitura.

Guia Autarcas e Autarquias 2017-2021

São os rostos do poder autárquico da região ribatejana. Presidentes de câmara e vereadores, presidentes das assembleias municipais e presidentes de juntas de freguesia. Cerca de quatro centenas de cidadãos eleitos democraticamente para representarem e defenderem as populações dos vinte e três concelhos onde O MIRANTE trabalha.

Um projecto especial de O MIRANTE que pode ser pedido para o sector comercial pelo nº 243 30 50 80

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo