Política | 02-06-2020 07:00

Um presidente de coragem que meteu o Governo em tribunal para defender o seu concelho

Um presidente de coragem que meteu o Governo em tribunal para defender o seu concelho
GUIA AUTARCAS E AUTARQUIAS

Presidente da Câmara Municipal de Mação - Vasco Estrela (PSD)

Vasco António Mendonça Sequeira Estrela está a cumprir o segundo mandato como presidente da Câmara de Mação. Advogado de profissão, que deixou por incompatibilidade com as funções públicas, começou na vida autárquica como assessor do ex-presidente, Saldanha Rocha. Deixou o escritório em Lisboa e regressou às origens, tendo sido vice-presidente antes de se sentar na cadeira da presidência.

Numa zona fustigada pelos incêndios e pela perda de população, Vasco Estrela gasta grande parte das suas energias a evitar a perda de serviços e a melhorar as condições da população. É um homem determinado e de coragem. Recentemente ganhou uma batalha jurídica histórica contra o Governo, que excluiu o concelho do acesso aos apoios para os prejuízos dos incêndios de 2017, de três milhões de euros.

Natural de Mação, adepto do Benfica, não tem tempo para hobbies, mas quando pode gosta de ver futebol, costuma assistir aos jogos do clube da terra e anda de bicicleta com os filhos. Foi aos 16 anos que descobriu que queria ser advogado, depois de assistir a algumas sessões de julgamentos no tribunal local, que chegou a ser encerrado na reforma judicial e que entretanto foi reaberto.

O autarca tem na família o seu grande apoio e isso ajuda-o a enfrentar as dificuldades da vida autárquica. Quando deixar de exercer o cargo de presidente da câmara diz que ficará satisfeito se for reconhecido como alguém que sempre cumpriu o que prometeu. E uma das promessas que tem cumprido é a de não se cansar de chamar a atenção para os problemas da interioridade, mesmo que não lhe dêem ouvidos.

Vasco Estrela nasceu a 6 de Julho de 1971. Foi jogador de futebol e de andebol. Foi bombeiro na corporação de Mação e marcou-o a morte em serviço de três bombeiros que eram seus amigos. Mas o que mais o marcou foi a morte do pai quando Vasco tinha 19 anos. Diz que às vezes se martiriza por não estar o tempo que gostaria com os filhos e com a família. Na Rádio Voz de Mação foi locutor e fazia um programa de música calma aos sábados à noite.

Guia Autarcas e Autarquias 2017-2021

São os rostos do poder autárquico da região ribatejana. Presidentes de câmara e vereadores, presidentes das assembleias municipais e presidentes de juntas de freguesia. Cerca de quatro centenas de cidadãos eleitos democraticamente para representarem e defenderem as populações dos vinte e três concelhos onde O MIRANTE trabalha.

Um projecto especial de O MIRANTE que pode ser pedido para o sector comercial pelo nº 243 30 50 80

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo