Política | 27-07-2020 07:00

Uma voz activa na defesa do interior

Uma voz activa na defesa do interior
GUIA AUTARCAS E AUTARQUIAS

Presidente da Câmara Municipal do Sardoal - Miguel Borges (PSD)

O professor, músico e poeta António Miguel Borges, 54 anos, foi reeleito em 2017 para o segundo mandato como presidente da Câmara Municipal de Sardoal. O autarca tem-se destacado como uma voz activa na defesa do interior, recusando-se a deitar a toalha ao chão na luta contra a desertificação e o envelhecimento demográfico de que o seu concelho padece, à semelhança de tantos outros. “Interioridade não é sinónimo de inferioridade” é uma frase que usa amiúde.

A ligação de Miguel Borges ao Sardoal começou há cerca de 26 anos quando iniciou a colaboração com o GETAS - Centro Cultural do Sardoal, no qual foi director do grupo coral. O presidente da Câmara do Sardoal, eleito pelo PSD, nasceu a 24 de Agosto de 1965 em Abrantes, cidade onde residiu durante a sua infância e parte da juventude. Miguel Borges sucedeu a Fernando Moleirinho, do mesmo partido, de quem foi vice-presidente.

Miguel Borges fixou-se na vila, no limite norte do Ribatejo, com a esposa e os quatro filhos (três raparigas e um rapaz) há 18 anos quando começou a leccionar Educação Musical no Agrupamento de Escolas do Sardoal. Tem um curso de composição e foi director musical da extinta Orquestra Ligeira de Abrantes e da Filarmónica União Sardoalense. Tem apostado na dinamização cultural do concelho, de que é exemplo o Encontro Internacional de Piano do Sardoal que já vai na quarta edição.

Liderando um município com uma mancha florestal considerável, Miguel Borges é também uma voz escutada em questões relacionadas com a protecção civil e o ordenamento florestal. Este ano foi eleito presidente da Comissão Distrital de Proteção Civíl. É uma pessoa informal e só usa fato e gravata por razões protocolares. Tem um perfil na rede social Facebook onde publica essencialmente notícias sobre o Sardoal e a actividade da câmara, além de partilhar vídeos de músicas. Também escreve poesia.

Diz que respeita a experiência das pessoas e que não tem a pretensão de ser o dono da verdade absoluta. É um católico crítico dos que pedem a Deus mas que não fazem nada para que as coisas aconteçam e considera que a sorte não cai do céu.

Guia Autarcas e Autarquias 2017-2021

São os rostos do poder autárquico da região ribatejana. Presidentes de câmara e vereadores, presidentes das assembleias municipais e presidentes de juntas de freguesia. Cerca de quatro centenas de cidadãos eleitos democraticamente para representarem e defenderem as populações dos vinte e três concelhos onde O MIRANTE trabalha.

Um projecto especial de O MIRANTE que pode ser pedido para o sector comercial pelo nº 243 30 50 80

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo