Política | 23-11-2020 15:00

Médio Tejo aprova orçamento de 10 milhões de euros para 2021

Parte do bolo do orçamento da Comunidade Intermunicipal irá para a área da mobilidade e transportes com a criação de um sistema intermunicipal de bicicletas para uso público e a conclusão do processo para exploração do serviço de transporte de passageiros.

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) aprovou as linhas estratégicas e orçamento para 2021 no valor de 10 milhões de euros, mais 1,7 milhões do que o orçamento anterior.

Em comunicado, Anabela Freitas, presidente da CIMT, destaca nas áreas de intervenção a Mobilidade e Transportes dando conta de “uma nova fase de desenvolvimento do serviço de Transporte a Pedido - LINK -, que passará a assegurar ligações rápidas e frequentes entre todas as sedes de concelho do Médio Tejo abrangendo também o fim-de-semana”.

Segundo a socialista Anabela Freitas, que preside também à Câmara de Tomar, “o Transporte a Pedido será continuado e as medidas de redução tarifária com descontos na ordem dos 40% nos passes mensais dos serviços ferroviários e rodoviários, no âmbito do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária, serão uma realidade”.

O ano 2021, sublinha, ficará marcado pela implementação de um projecto que prevê dotar o Médio Tejo de um Sistema Intermunicipal de Bicicletas para uso público e ainda pela conclusão do processo de concurso público para a exploração do serviço de transporte de passageiros da região.

Já no âmbito do Turismo e Cultura, a CIMT prevê retomar várias acções que não foram possíveis concretizar devido à pandemia, nomeadamente no âmbito do Turismo Náutico, Turismo Religioso e Turismo Cultural, a par do projecto de programação cultural em rede desenvolvido ao nível intermunicipal ‘Caminhos’.

Como novidade a CIMT aponta 2021 como ano para o arranque do projecto intermunicipal denominado ‘Os Caminhos das Pessoas’, que pressupõe o envolvimento e a participação das comunidades locais, além de anunciar continuidade aos trabalhos de estruturação da Rota dos Templários no Médio Tejo.

Na área da Protecção Civil e Florestas o destaque vai para as brigadas de sapadores florestais, para a gestão intermunicipal partilhada das infraestruturas e segurança rodoviária e para a previsão da concretização do Sistema de Informação Cadastral Simplificado nos municípios que não dispõem de cadastro geométrico da propriedade rústica ou cadastro predial.

A CIMT integra os municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo