Política | 25-08-2021 18:00

Eleitores de Vila Franca de Xira querem melhoria no trânsito, no estacionamento e na saúde

Eleitores de Vila Franca de Xira querem melhoria no trânsito, no estacionamento e na saúde
Vila Franca de Xira comemora todos os anos a festa do Colete Encarnado uma das mais antigas e tradicionais do pais

Indicadores da qualidade de vida avaliados na Sondagem Pitagórica para O MIRANTE.

Estudo da Pitagórica dá vitória ao PS, em Vila Franca de Xira, embora sem maioria absoluta, conforme O MIRANTE já divulgou. E indica os problemas que geraram maior descontentamento no mandato actual. Estacionamento, trânsito, cuidados de saúde, criação de emprego, atendimento municipal, segurança e transportes são os principais.

A sondagem da Pitagórica para O MIRANTE, relativa ao concelho de Vila Franca de Xira, dá a vitória nas eleições autárquicas de 26 de Setembro ao PS, embora sem maioria absoluta, e revela que, tanto o candidato socialista, Fernando Paulo Ferreira, como os restantes candidatos têm uma notoriedade bastante reduzida. Mas também revela a opinião dos eleitores relativamente aos principais indicadores da qualidade de vida.

Do conjunto de catorze temas apresentados aos inquiridos para avaliarem a evolução que tiveram no actual mandato autárquico, face ao anterior, apenas os locais de lazer/espaços verdes/jardins, a iluminação pública, o estado dos arruamentos/estradas/passeios e o apoio à 3ª idade apresentam saldo positivo podendo concluir-se que a expectativa da população é que o novo poder autárquico dê atenção aos restantes e resolva o que está mal.

Entre os indicadores pior avaliados, no saldo entre o que melhorou e piorou nos últimos quatro anos, são o estacionamento (53% dizem que piorou) e o trânsito dentro do concelho (43%). Mas os eleitores também consideram que a situação piorou a nível dos cuidados de saúde (36%); na limpeza das ruas e recolha do lixo (31%); atracção de empresas e criação de emprego (22%); atendimento nos serviços da câmara municipal (20%) segurança de pessoas e bens (15%) e transportes públicos (13%).

Os eleitores socialistas da União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, com idades entre 35 e 44 anos, são os que atribuem avaliações mais baixas ao actual executivo, por não ter conseguido resolvê-los. As melhores avaliações são feitas, maioritariamente, por eleitores maiores de 64 anos, do PPD/PSD.CDS-PP.MPT.PPM, residentes na União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras.

Maioria lê O MIRANTE para saber o que se passa no concelho

O MIRANTE é o jornal preferido dos habitantes do concelho de Vila Franca de Xira para ler notícias do concelho. Segundo a sondagem para Avaliação, Posicionamento & Imagem do município, feita pela empresa Pitagórica, a percentagem de inquiridos que consulta o jornal para esse fim, tanto online como em papel, é de 81%.

O jornal é identificado como um jornal regional e não local mas 57% consideram-no o jornal de referência do concelho, embora não o lendo assiduamente. Em segundo lugar, a longa distância de O MIRANTE, o jornal mais consultado para saber o que se passa no município, é a Voz Ribatejana (11%).

Segundo os dados da sondagem relativos aos meios de comunicação social, 31% dos eleitores toma conhecimento das notícias do município através da televisão, 25% através das redes sociais, 24% através dos jornais, 23% da internet (23%) e 3% através da rádio.

A SIC é o canal televisivo eleito por mais de metade dos inquiridos (53%), seguido da TVI (39%) e Sic Notícias (35%). Quanto às redes sociais o Facebook é consultado pela grande maioria (94%), seguido do Instagram (23%).

Ficha Técnica

Foram inquiridos indivíduos recenseados no concelho de Vila Franca de Xira, de ambos os sexos e com 18 ou mais anos. A amostra obtida é de 402 indivíduos. Para um grau de confiança de 95,5%, a dimensão da amostra traduz-se numa margem de erro de 4,99%. A recolha da informação foi da responsabilidade da Pitagórica. A amostra foi recolhida entre os dias 30 de Julho e 3 de Agosto de 2021. Recolha de informação - Estudo quantitativo com recurso a entrevistas telefónicas através do sistema CATI – Computer Assisted Telephone Interviewing. Foi utilizada uma amostragem mista, estratificada por freguesia, género e idade.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1683
    25-09-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1683
    25-09-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo