Política | 26-12-2021 15:00

Ourém recebe financiamento para ordenar a floresta

Projecto Área Integrada de Gestão de Paisagem vai intervir na limpeza, reflorestação e cadastro do território.

A Câmara de Ourém viu aprovada a candidatura Serras do Norte de Ourém para o projecto Área Integrada de Gestão de Paisagem (AIGP). Esta candidatura inclui as freguesias de Urqueira, União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos e Espite. A AIGP vai ter acessos a fundos do Plano de Recuperação e Resiliência para limpeza, reflorestação e cadastro do território, procurando desta forma prevenir incêndios.

O presidente da Câmara de Ourém, Luís Albuquerque, explicou que a AIGP é o resultado de uma candidatura apresentada à Direcção Geral do Território (DGT) que obteve parecer favorável. Estas novas entidades integram as prioridades definidas no PRR, encontrando-se reservados cerca de 220 milhões de para esta área.

A AIGP proposta situa-se no alinhamento de serras no norte do concelho de Ourém abrangendo as freguesias de Espite, Urqueira e a União de Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos. Ocupa um território de cerca de quatro mil hectares. “O objectivo passa por diminuir a vulnerabilidade aos incêndios ao mesmo tempo que vai criar novas condições para o desenvolvimento socio-económico e sustentabilidade deste território num quadro de governança e envolvimento local”, sublinhou Luís Albuquerque.

No âmbito deste projecto vai ser celebrado um contrato-programa entre a DGT, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Infraestruturas de Portugal e o município de Ourém. Luís Albuquerque explicou que, numa primeira fase, são disponibilizados 50 mil euros para trâmites legais em torno da nova entidade.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo