Política | 13-05-2022 09:59

PSD critica falta de apoio a politécnicos da região

Distrital de Santarém lamenta decisão do Ministério das Finanças ao não aprovar candidaturas para financiamento de projectos dos politécnicos de Santarém e Tomar.

A Distrital do PSD de Santarém manifestou a sua preocupação com o estado do ensino superior público e que diz ter reflexos negativos nos institutos politécnicos da região. Os social-democratas dizem que em 2019 os Institutos Politécnicos de Santarém (IPS) e de Tomar (IPT) viram aprovadas várias candidaturas a fundos comunitários, as quais são financiadas pela União Europeia apenas em 85% dos custos totais, tendo as instituições que assumir os restantes 15% através do seu orçamento. Só que as candidaturas a financiamento governamental não foram aprovadas.
Tal como O MIRANTE relatou em anterior edição, os politécnicos da região não tinham condições para assumir essa contrapartida, pois encontravam-se com graves problemas orçamentais. Os politécnicos ribatejanos e o de Castelo Branco requereram ajuda através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior para aceder a um fundo do Ministério das Finanças criado para apoiar instituições nestas condições, mas ficaram a ver navios. A única instituição de ensino superior que recebeu dinheiro desse fundo foi o ISCTE, do qual o ex-secretário de Estado do Orçamento e ex-ministro das Finanças, João Leão, foi nomeado vice-reitor poucos dias depois de sair do Governo.
O PSD de Santarém regista criticamente esse facto e defende que a desertificação do interior também pode ser combatida através do chamado despacho das vagas, que todos os anos determina o número de vagas para as candidaturas ao ensino superior. “Se não houver regulação, a maioria dos jovens vai-se deslocar para os grandes centros urbanos em detrimento das instituições de ensino superior do interior. O Estado tem que tomar essa medida para assegurar que também vão estudantes para o interior”, afirma o presidente da Distrital do PSD de Santarém, João Moura, que teme o aumento do fosso entre os grandes centros e o interior.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1588
    01-09-2021
    Capa Vale Tejo