Política | 18-11-2022 08:54

Autarcas aprovam separação da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa

Moradores do Forte da Casa e da Póvoa de Santa Iria defenderam, na sua maioria, o fim da união das freguesias

Restaram poucas dúvidas em assembleia de freguesia com apenas o Partido Socialista - que tem a presidência de todas as juntas de freguesia do concelho de VFX - a votar contra. A próxima palavra cabe à Assembleia Municipal de Vila Franca de Xira.

Não restam dúvidas: os autarcas da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa querem que as duas localidades sejam novamente freguesias independentes. O primeiro passo no processo de desanexação daquela união foi dado na noite de 17 de Novembro, com os eleitos da assembleia de freguesia a aprovarem por maioria a proposta de desagregação das duas localidades. A proposta vai agora ser discutida em assembleia municipal, a quem caberá dar ou não luz verde para que o assunto chegue ao Parlamento.
A proposta de desanexação da Póvoa de Santa Iria e do Forte da Casa foi aprovada com os votos favoráveis do Bloco de Esquerda, CDU, Coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT), Chega e da bancada independente António Inácio Póvoa Mais Forte (AIPMF). Apenas o Partido Socialista votou contra a proposta, um sentido de voto contrário ao que os socialistas tomaram em 2013 quando votaram contra a união, imposta na chamada Lei Relvas.
* Notícia desenvolvida na próxima edição impressa de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo