Política | 11-12-2022 18:00

Educação, ambiente e espaço público são prioridades no orçamento de VFX

Município aprovou as contas para o próximo ano no valor de 97,8 milhões de euros, o que representa um aumento de 8,8 milhões face ao orçamento em vigor. Requalificação dos espaços públicos leva a maior fatia do investimento.

Os sectores da habitação, cultura, educação, ambiente e requalificação de espaços públicos são as principais prioridades de investimento no município de Vila Franca de Xira para o próximo ano vincadas no orçamento para 2023, que tem um valor global de 97,8 milhões de euros. A requalificação e manutenção de espaços escolares do concelho, a execução do parque linear ribeirinho entre Alverca e o Sobralinho, a construção de uma nova Loja do Cidadão em Alverca e o reforço dos postos de carregamento para viaturas eléctricas no concelho são algumas das obras contempladas no documento.
Também a requalificação do Jardim Álvaro Vidal e o continuado investimento na recuperação de espaços públicos de vários loteamentos ilegais (AUGI) do concelho são prioridades para o orçamento de 2023, que assenta em eixos estratégicos como a inclusão, sustentabilidade, identidade, empreendedorismo e cidadania.
O orçamento é um dos mais altos dos últimos anos e cresce 8,8 milhões de euros face ao actual. O documento, que contempla também as Grandes Opções do Plano 2023-2027, foi aprovado por maioria com os votos favoráveis do PS e da Coligação Nova Geração (PSD/PPM/MPT). A CDU e o Chega votaram contra por considerarem o documento insuficiente e com falta de visão estratégica e de futuro.
O presidente do município, Fernando Paulo Ferreira, fala de um orçamento pautado pela dificuldade e incerteza com a escalada descontrolada dos preços da energia, bens e serviços. “É um orçamento cauteloso, ambicioso e participado. É prudente em relação ao que o próximo ano trará e tem em conta as dificuldades que estão a chegar às famílias”, explicou o autarca.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1597
    01-02-2023
    Capa Médio Tejo