Política | 04-03-2023 12:00

Polémica em Tomar por causa de trabalhos complementares em duas obras

Polémica em Tomar por causa de trabalhos complementares em duas obras
A presidente da Câmara de Tomar, a socialista Anabela Freitas, e a vereadora da oposição, a social-democrata Lurdes Ferromau Fernandes

Município de Tomar aprovou a realização de trabalhos complementares em duas ruas necessitando de investir mais 73 mil euros. Oposição critica falta de acompanhamento das intervenções por parte da autarquia.

A Câmara de Tomar aprovou por maioria a realização de trabalhos complementares nas obras da Rua Coronel Garcês Teixeira e na Avenida Dr. Aurélio Ribeiro. A medida vai implicar um investimento adicional de cerca de 73 mil euros. A oposição PSD critica o facto da autarquia não acompanhar nem fiscalizar adequadamente as intervenções para prevenir que situações destas aconteçam e que não se tenha de gastar verbas desnecessariamente.
As intervenções, segundo Anabela Freitas (PS), presidente do município, dizem respeito à correcção de alguns constrangimentos que têm sido alvo de críticas por parte de vários moradores nomeadamente em relação à forma como foram construídos os lancis. A autarca explicou que o projecto foi idealizado para dar prioridade ao peão, daí a altura dos lancis. “Ou mantínhamos o que estava no projecto ou ouvíamos a população e alterávamos o projecto sabendo que qualquer alteração custa dinheiro”, sublinhou.
A vereadora do PSD Lurdes Fernandes interveio para afirmar que no momento em que uma obra é projectada deve ser bem avaliada para saber se vai ou não causar dificuldades às pessoas que utilizam o espaço, neste caso as pessoas que têm casa nessas ruas. “A forma como o projecto foi executado impossibilitou a circulação adequada de viaturas naquelas ruas. Deveria ter sido feito um acompanhamento da obra nas suas várias vertentes. Parece-me que houve alguma ligeireza ou falta de acompanhamento nessa matéria”, disse, acrescentando que é importante a autarquia rever os projectos quando eles têm falhas.
Anabela Freitas respondeu afirmando que a filosofia de requalificação de espaço público contempla a implementação de lancis mais altos. “Confiamos na análise feita pelos nossos técnicos. Não estou a dizer que noutros casos não seja necessário e desejável a revisão de projecto”, vincou. Os pontos da ordem de trabalhos foram aprovados pelos votos da maioria socialista.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo