Política | 28-03-2023 11:21

Autarcas de Tomar reivindicam na abertura das Jornadas Parlamentares do PS

Autarcas de Tomar reivindicam na abertura das Jornadas Parlamentares do PS

Jornadas Parlamentares do PS levaram a Tomar ministros, deputados e autarcas para debater futuro do partido e do país. Da região ribatejana pouco se falou, com excepção de Anabela Freitas e Hugo Costa, que colocaram o dedo na ferida em algumas questões.

Anabela Freitas e Hugo Costa, presidente da câmara e assembleia municipal de Tomar, respectivamente, deram o tiro de partida das Jornadas Parlamentares do Partido Socialista (PS) onde pouco ou nada se falou da região ribatejana, embora os trabalhos se tenham realizado em Tomar. Os elogios prevaleceram às críticas, mas os autarcas não deixaram de colocar o dedo na ferida em algumas questões. Hugo Costa, que também é deputado e presidente da distrital do PS, diz que o Governo tem o dever moral de encontrar uma solução para os problemas causados pelo Eco Parque do Relvão, situado no concelho da Chamusca. “A nível de infraestruturas temos vários desafios pela frente, mas o mais relevante é do IC3, que entre outros pontos dá acesso ao Eco Parque do Relvão. Não podemos permitir que o maior parque ambiental do país, onde são tratados resíduos perigosos, continue sem acessos, colocando em causa a segurança e a qualidade de vida das populações”, disse.

Autarcas colocados à parte

Anabela Freitas realizou um discurso curto e assertivo. Começou por afirmar que a criação da nova NUT II, que envolve as regiões da Lezíria, Médio Tejo e Oeste, é uma ambição dos autarcas de décadas e que vai permitir criar política pública de proximidade para resolver alguns problemas que a região tem. “Há graves problemas de demografia, mas temos também o PIB (Produto Interno Bruto) a cair de forma acentuada. Neste aspecto, a também presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo não compreende porque os autarcas da região não foram ouvidos em relação à instalação de novas empresas no território onde funcionava a central a carvão do Pego, em Abrantes.

Artigo desenvolvido na próxima edição impressa de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1669
    19-06-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo