Política | 14-04-2023 14:11

Troca de acusações na reunião de Câmara de Torres Novas por alegados usos indevidos de carros da autarquia

Pedro Ferreira com António Rodrigues - foto arquivo
Pedro Ferreira com António Rodrigues - foto arquivo

António Rodrigues, vereador independente que já foi presidente do município torrejano pelo PS, acusa a actual liderança socialista de “facilitismo” no uso das viaturas municipais para fins particulares. Pedro Ferreira, presidente do município, diz que no tempo da presidência de Rodrigues havia quem levasse diariamente o carro da câmara para Lisboa.

A tensão na última reunião do executivo da Câmara de Torres Novas subiu de tom quando o presidente do município, Pedro Ferreira, e o vereador do movimento independente P'la Nossa Terra, António Rodrigues, trocaram acusações sobre a alegada utilização indevida de carros daquela autarquia

O tema foi levantado por António Rodrigues que acusa o município liderado pelo socialista Pedro Ferreira de “facilitismo” na utilização indevida de veículos afectos à frota municipal, nomeadamente por parte de dois vereadores do PS com pelouros.

Para responder, o presidente do município recuou aos tempos em que António Rodrigues era presidente da Câmara de Torres Novas, eleito pelo Partido Socialista, afirmando: “enquanto eras presidente a utilização dos carros também tinha uma questão de controle complicada porque havia dois vereadores, um que levava todos os dias o carro para o Cartaxo e outro para Lisboa”.

Uso de viaturas públicas para fins particulares é crime de peculato

A utilização de veículos pertencentes à frota de uma autarquia para fins particulares constitui crime de peculato, que consiste num abuso de confiança para proveito próprio ou alheio por um funcionário público. Descrito no Decreto-Lei n.º 48/95 o crime é punido com pena de prisão de um a oito anos, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.


*Notícia completa na próxima edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1613
    24-05-2023
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1613
    24-05-2023
    Capa Médio Tejo