Política | 12-05-2023 15:00

Idade avançada dos funcionários faz subir faltas ao trabalho na Câmara de Alpiarça

Abstencionismo passou de cerca de cinco mil dias para seis mil dias em 2022. Uma situação que a presidente do município, Sónia Sanfona, considera preocupante tendo em conta a idade avançada de muitos funcionários que estão perto da idade da reforma.

O abstencionismo aumentou no município de Alpiarça em 2022, em parte devido a baixas por doença de funcionários de idade mais avançada e que estão quase na idade da reforma. O total de faltas ao trabalho passou, em termos globais, de cerca de cinco mil dias em 2021 para cerca de seis mil dias em 2022. Dados que motivam preocupação, garante a presidente do município, a socialista Sónia Sanfona, em resposta a uma questão levantada pelo vereador da oposição, João Pedro Arraiolos (CDU), durante a discussão do ponto sobre a prestação de contas de 2022.
Sónia Sanfona explicou que um dos índices com maior reflexo na evolução da despesa corrente é a despesa com pessoal. Registou-se um aumento devido à transferência de competências cujos funcionários passaram a ser do município e também devido à actualização salarial que se reflectiu na despesa corrente. A presidente da Câmara de Alpiarça reforçou que 2022 foi um ano atípico sobretudo pelo impacto da crise económica e da guerra na Ucrânia, o que levou a um aumento generalizado de preços. “Os custos com energia dispararam, assim como os custos das matérias-primas, e tudo isso se reflecte nas contas. Tivemos dificuldades em obter materiais para continuarmos as obras que temos em curso”, esclareceu Sónia Sanfona.
A autarca sublinhou que o município conseguiu manter o rigor e equilíbrio nas contas, “o que é fundamental para manter o investimento que pretendemos fazer no futuro”, referiu. A presidente falou da conclusão de algumas infraestruturas e obras que estavam em curso, nomeadamente a segunda fase da empreitada do Mercado Municipal de Alpiarça. Além disso, deram início à reabilitação de estruturas municipais assim como estão a recuperar todos os edifícios da zona industrial “dotando de melhores condições”. As obras na escola EB 2,3 José Relvas estão previstas terminarem antes do início do novo ano lectivo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1662
    01-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo