BE de VFX quer conhecer todos os estudos para a alta velocidade
Partido avisa que solução em cima da mesa vai "arrasar" com Alhandra e Vila Franca de Xira
O Bloco de Esquerda, através da concelhia de Vila Franca de Xira, avisou na última semana que não aceitará que o avanço da proposta de quadruplicação da linha do norte proposta pela Infraestruturas de Portugal (IP) avance sem o confronto de propostas alternativas.
Em comunicado o Bloco condena a falta de transparência do traçado actualmente proposto pela IP e diz não concordar que Alhandra e Vila Franca de Xira sejam “descaracterizadas para que o País continue a ignorar a necessidade de densificação da rede ferroviária, de optimização da infraestrutura existente e de avaliação com rigor e transparência das soluções possíveis”. No Parlamento a bancada do BE já enviou ao Ministério das Infraestruturas um pedido para que lhe fossem remetidos todos os estudos referentes ao projecto mas apenas foi enviado o que já é do conhecimento da comunidade e que foi apresentado pela IP em duas sessões públicas realizadas em Alhandra e Vila Franca de Xira. Estudos esses que, para o Bloco, “arrasará” com aproximadamente metade da largura da Avenida Afonso de Alburquerque em Alhandra, o abate de todo o arvoredo e ainda a destruição do bairro da Cimpor.
“Tais impactos têm motivado a indignação e mobilização da sociedade civil onde o bloco partilha do sentimento geral da população”, refere o partido em comunicado.