Política | 14-11-2023 18:00

Renovação de protocolo “Bata Branca” assegura continuidade de médicos em Ourém

Renovação de protocolo “Bata Branca” assegura continuidade de médicos em Ourém

Projecto permitiu colocar seis médicos de família no concelho e tudo aponta para a chegada de mais duas médicas às unidades de saúde de Ourém.

Na reunião de câmara de 6 de Novembro foi aprovada a proposta de renovação do protocolo com a Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém, visando a continuidade do projecto “Bata Branca”, que pretende combater a falta de médicos de família no concelho. A iniciativa municipal envolve um esforço conjunto que disponibiliza uma comparticipação no valor de 27 euros por hora para que os médicos estejam disponíveis para a prestação de consultas nos serviços de saúde primários.

A entidade gestora do projecto é a Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém, que recebe do município uma comparticipação remanescente, num valor até 15 euros por hora, para as consultas prestadas nas diferentes unidades de cuidado de saúde de Ourém. O protocolo prevê o financiamento na contratação de médicos até um limite de 60 horas semanais.

O presidente da câmara, Luís Miguel Albuquerque, destacou a importância da iniciativa, afirmando que “a proposta de renovação do protocolo Bata Branca visa não apenas manter a presença dos seis médicos que actualmente colaboram no projecto, mas também torná-lo atractivo para outros profissionais de saúde”. O autarca continuou referido que “embora não seja a solução ideal, tem contribuído significativamente para solucionar alguns dos problemas identificados no concelho”.

Actualmente o projecto conta com seis médicos em funções, distribuídos por cinco extensões de saúde no concelho. Luís Miguel Albuquerque anunciou que vão iniciar funções mais duas médicas, realidade “que ajuda a minimizar a falta de médicos de família no concelho”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1673
    17-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo