Política | 29-01-2024 21:00

PS de Coruche já se mobiliza para escolher candidatos às próximas autárquicas

PS de Coruche já se mobiliza para escolher candidatos às próximas autárquicas
Nuno Azevedo é o presidente da União de Freguesias de Coruche, Erra e Fajarda e presidente da concelhia do PS de Coruche. Fátima Galhardo é vice-presidente do município desde 2013 e coordenadora das Mulheres Socialistas do Concelho de Coruche. Ambos são apontados como candidatos do PS à Câmara de Coruche. fotoDR

A entrevista de Joaquim Banha a O MIRANTE deu início a uma mobilização no Partido Socialista de Coruche para a escolha do candidato que há-de substituir Francisco Oliveira. Ainda faltam dois anos, mas os políticos não foram insensíveis às declarações de Joaquim Banha que, em alguns casos, deixou mensagens nas entrelinhas.

A menos de dois anos das próximas eleições autárquicas, que se deverão realizar no Outono de 2025, já se sentem movimentações dentro do PS de Coruche para escolher um candidato à sucessão de Francisco Oliveira. Apesar da actual vice-presidente da Câmara de Coruche, Fátima Galhardo, que está na câmara desde 2002, ser a natural cabeça-de-lista pelos socialistas, O MIRANTE sabe que há uma luta interna para escolher outro nome.
O presidente da União de Freguesias de Coruche, Erra e Fajarda, Nuno Azevedo, que também é o presidente da concelhia do Partido Socialista, é apontado como candidato tendo como apoiantes, embora ainda não assumidos, Joaquim Banha, que foi presidente da Junta de Freguesia da Fajarda, e da deputada Mara Lagriminha. A decisão deverá ser tomada no início do próximo ano.
Segundo O MIRANTE apurou, a concelhia do PS não reúne formalmente para debater assuntos da política local há mais de um ano. Reuniram informalmente em Setembro do ano passado para organizar uma sardinhada a 1 de Outubro. Os apoiantes de Fátima Galhardo querem a autarca à frente do município pela sua experiência política e por ser reconhecida como uma pessoa aglutinadora e próxima das pessoas. Sobre Nuno Azevedo afirmam que o seu curriculum político não é suficiente para liderar os destinos de uma autarquia como a de Coruche. O presidente de junta e da concelhia do PS é engenheiro de profissão e trabalhava no Hospital Distrital de Santarém quando se tornou secretário da vereação no mandato de Dionísio Mendes. É presidente da união de freguesias há dois mandatos. Alguns funcionários da junta de freguesia com quem O MIRANTE falou explicaram que já houve trabalhadores que pediram transferência para a câmara porque “nem sempre é fácil trabalhar com o presidente da junta. Não é uma pessoa consensual”.
Fátima Galhardo é licenciada em Engenharia Biofísica, Gestão Ambiental e Ordenamento do Território pela Universidade de Évora. Foi formadora no centro de emprego do Instituto de Emprego e Formação Profissional e trabalhou no Instituto de Conservação da Natureza e Floresta. É também coordenadora das Mulheres Socialistas do Concelho de Coruche. Ao que O MIRANTE apurou actualmente não existe relação, pessoal ou política, entre Fátima Galhardo e Nuno Azevedo.

Entrevista com Joaquim Banha foi o rastilho

A entrevista que O MIRANTE publicou recentemente com Joaquim Banha, que tinha como motivo principal a situação da rádio Voz do Sorraia, acabou por mexer com a política local e as suas declarações foram um rastilho para o debate que já começou para eleger o candidato do Partido Socialista às próximas eleições autárquicas. Questionado pelo nosso jornal, Joaquim Banha não tomou partido sobre quem será o seu candidato. Fonte do Partido Socialista de Coruche afirmou que a entrevista foi bastante dissecada pelos militantes e dirigentes locais e que, por ser conhecida a sua preferência por Nuno Azevedo, as declarações foram vistas como o início de uma tomada de posição contra a eventual candidatura de Fátima Galhardo.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1680
    04-09-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1680
    04-09-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo