Política | 16-03-2024 12:00

Seis dezenas de estudantes foram deputados por um dia no Parlamento dos Jovens

Seis dezenas de estudantes foram deputados por um dia no Parlamento dos Jovens
Jovens debateram os desafios do futuro no Parlamento dos Jovens

“Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” foi o tema debatido pelos jovens alunos que, durante um dia, vestiram a pele de deputados na sessão distrital de Santarém do Parlamento dos Jovens, realizada na Casa do Campino.

Sessenta e um jovens de 19 escolas do distrito participaram na sessão distrital de Santarém do Parlamento dos Jovens (ensino secundário) que decorreu a 27 de Fevereiro, na Casa do Campino, em Santarém. Durante a sessão os jovens discutiram o tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa” tendo sido aprovado o projecto de recomendação a submeter à sessão nacional do Parlamento dos Jovens.
Na sessão foram eleitos os deputados que representarão o círculo eleitoral deste distrito, tendo sido eleitas as seguintes escolas: Agrupamento de Escolas nº 2 de Abrantes com Carolina Pires e Leonor Pires (porta-voz); Escola Secundária Sá da Bandeira, de Santarém, com Afonso Antunes e Madalena Domingos; Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, de Torres Novas, com Laura Tiago e Miguel Cruz. Foi também aprovada a proposta de tema para a próxima edição: “A Emigração Jovem: políticas para a fixação dos jovens em Portugal”.
Entre as medidas defendidas pelos jovens estão a reformulação da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) adaptando a mesma aos novos desafios enfrentados pelos jovens, sensibilizando-os para a importância da diversidade, da inclusão e do respeito pelas diferenças. Propõem também a criação/renovação de ambientes de aprendizagem especiais, assegurando a digitalização das escolas, sem abolir o sistema de educação tradicional, garantindo uma educação equitativa e de qualidade.
A realização de uma assembleia municipal extraordinária dedicada aos jovens, com o vereador do pelouro da Juventude do respectivo município, dedicada a um tema votado pelos jovens numa plataforma digital e implementação, em todas as escolas, de um momento cultural periódico que implique o envolvimento de toda a comunidade escolar com vista ao desenvolvimento cívico e cultural.
A sessão contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara de Santarém, João Leite, do delegado regional de Educação da Direcção de Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Pedro Florêncio, e da directora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., Eduarda Marques. A iniciativa contou com o apoio da Câmara de Santarém. A sessão nacional do Parlamento dos Jovens vai realizar-se na Assembleia da República a 27 e 28 de Maio.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1694
    11-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo