Política | 18-04-2024 11:03

Torres Novas homenageia antigos presos políticos no aniversário da revolução

cravo 25 de abril revolucao
foto ilustrativa - foto dr

Comemorações oficiais os 50 anos da Revolução dos Cravos em Torres Novas integram um programa de actividades que se estende até Dezembro, com cinema, teatro, música, livros, tertúlias e exposições.

Torres Novas vai assinalar os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974 com um conjunto de actividades que se estendem até Dezembro e que incluem uma homenagem aos antigos presos políticos do concelho, no dia do feriado, pelas 16h30, no Parque da Liberdade. No mesmo dia e local vai realizar-se uma sessão solene pelas 11h00.

O dia 25 de Abril em Torres Novas contará ainda com a inauguração da exposição “Eleições e eleitos em Torres Novas”, nos Paços do Concelho, com o concerto “Filhos da Revolução”, de Júlio Resende, no Teatro Virgínia, e o habitual baile popular, a cargo de Xarepa Band, com porco no espeto, na Praça dos Claras, indica a autarquia em nota de imprensa.

Antes, e “para comemorar os 50 anos da Revolução dos Cravos”, o Teatro Virgínia será palco do espectáculo "Canções para Sempre", com o grupo Xambra, na sexta-feira, 19 de Abril, e da actuação dos La Fontinha, com "Canções de Luta, Canções do Mundo", no dia 24. Ainda em Abril, dia 30, vai ser assinalado o primeiro aniversário do Núcleo Museológico da Central do Caldeirão, com uma visita noturna guiada pelos antigos trabalhadores que faziam piquetes de turno e, em 4 de Maio, o ex-ministro da Justiça e escritor Álvaro Laborinho Lúcio vai apresentar os livros ‘A vida na selva’ e ‘As sombras de uma azinheira’ na biblioteca municipal.

O município de Torres Novas promove ainda dois eventos descentralizados, com o Choral Phydellius a levar, no dia 26, o espectáculo "25 de Abril, 50 anos" à localidade de Lapas, e, em 22 de Junho, a Alcorochel, espectáculos que têm entrada gratuita.

Maio é mês de muitas atividades no CHUDE - Centro Humberto Delgado, assinalando-se, no dia 15, o aniversário de nascimento de Humberto Delgado (15 maio 1906), no dia 18 a apresentação do livro de fotografia “Memórias da Ditadura”, de Fernando Mariano Cardeira, e no dia 27 o fórum ‘Uma rede de museus e lugares de memória da oposição e da resistência à ditadura portuguesa’. Ainda em Maio, a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes recebe no dia 17 a conferência “Certas liberdades. Sexualidades e censura no Estado Novo”, com Isabel Freire e José Pacheco Pereira, e, no dia 25, uma conferência dedicada à importância do mutualismo/associativismo.

Entre os meses de Junho e Dezembro decorrerão várias actividades centradas nos 50 anos do 25 de Abril, com sessões de poesia e testemunhos, conferências, música, cinema, dança, teatro e apresentação de livros, num programa que integra as celebrações do 5 de Outubro e o aniversário do nascimento de Maria Lamas (06 outubro 1893), e que culmina em 15 de Dezembro com o colóquio “Mário Soares e Humberto Delgado, rumo à democracia”, em sessão integrada também nas celebrações do centenário do nascimento de Mário Soares.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo