Política | 20-04-2024 07:00

Memória e dedicação de José Antunes estão perpetuadas em rua de Vialonga

Memória e dedicação de José Antunes estão perpetuadas em rua de Vialonga
Vialonga homenageou José Antunes pela sua dedicação ao associativismo. Esposa e filhos do autarca recordam um homem de causas

Nome do autarca e dirigente associativo, falecido em 2021, foi perpetuado na rua junto à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Vialonga. Familiares e amigos recordam um homem de causas com forte ligação ao movimento associativo.

Vialonga prestou homenagem a José Manuel de Oliveira Antunes e atribuiu, a título póstumo, o nome do autarca a uma rua junto à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Vialonga (ARPIV). O descerramento da placa toponímica decorreu na manhã de domingo, 14 de Abril, num momento integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril na freguesia.
Familiares, amigos e autarcas marcaram presença no momento simbólico. O presidente da Junta de Vialonga, João Tremoço, recordou um homem de afectos, solidário e respeitado na comunidade. “Uma homenagem justa pela sua vida dedicada ao associativismo, prejudicando muitas vezes a vida familiar. Atribuímos o nome desta rua pelo seu percurso de vida, causas que defendeu e pelo excelente autarca que foi. Deixou-nos num dia especial, a 25 de Dezembro de 2021, mas fica o legado e obra feita”, disse o autarca.
“Zé Manel”, como era conhecido, nasceu em 1942 e licenciou-se em Engenharia Química no Instituto Industrial de Lisboa. Trabalhou na extinta Eurofil até à aposentação. Entre 1974 e 1976 foi membro da comissão administrativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira. Eleito pela CDU, esteve quase três décadas ao serviço do poder local e movimento associativo em Vialonga. Entre 1987 e 2001 foi presidente da Assembleia de Freguesia de Vialonga. Entre 1983 e 1988 foi presidente da direcção da Associação para o Bem-estar Infantil da Freguesia de Vialonga (ABEIV) e de 1989 a 1997 presidente da mesa da assembleia-geral da instituição.
No Grupo Desportivo de Vialonga esteve como presidente da mesa da assembleia-geral entre 1990 e 1992, foi responsável pelo conselho fiscal do clube entre 2003 e 2005 e voltou a exercer novamente o cargo de presidente da assembleia-geral.
Dilar Antunes, esposa do autarca, recorda 50 anos de vida em comum e boas memórias. Os filhos, Pedro e Ricardo Antunes, consideram a homenagem merecida e justa. “Ele nunca parava no movimento associativo, era uma luta contínua que tinha. O que fez nunca foi para se elevar, mas é uma homenagem merecida e justa. O Zé Manel fica imortalizado e sempre presente”, considerou Pedro Antunes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1664
    15-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo