Política | 23-04-2024 07:00

Carina João é chefe de gabinete do Secretário de Estado do Trabalho Adriano Rafael Sousa Moreira

Carina João é chefe de gabinete do Secretário de Estado do Trabalho Adriano Rafael Sousa Moreira
Carina João Oliveira - foto DR

Carina João deixa a direcção executiva da Insignare para chefiar o gabinete do Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Sousa Moreira. A ex-deputada do PSD em duas legislaturas, que em 2022 renunciou à possibilidade de ocupar um lugar na vereação da câmara de Ourém, volta assim à política activa chefiando o gabinete de uma das secretarias mais importantes do Governo de Luís Montenegro.

Carina Oliveira iniciou funções no dia 21 de Abril como chefe de gabinete do Secretário de Estado do Trabalho, deixando a direcção executiva da Insignare, que detém a Escola de Hotelaria de Fátima e a Escola Profissional de Ourém: Carina João estava no cargo desde o dia 8 de Janeiro de 2018, tento entretanto renunciado em Setembro de 2022 à possibilidade de ocupar o lugar de vereadora na câmara de Ourém.

Carina João Oliveira é engenheira civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e tem uma pós-graduação em Gestão e Liderança pela AESE Business School.

Nos últimos anos exerceu diversos cargos em associações internacionais devido ao cargo que ocupava na Insignare. É membro efetivo da Ordem dos Engenheiros e pertenceu a várias direcções. Teve grande parte da sua atividade profissional nas Infraestruturas de Portugal. O último cargo exercido foi como gestora da unidade de Estudos e Estratégia no Departamento de Marketing Estratégico mas também exerceu o cargo de Gestora Operacional.

Foi deputada efetiva e em exclusividade ao Parlamento português nas XI e XII legislaturas eleita pelo círculo de Santarém, onde esteve como membro efetivo das comissões de Economia e Obras Públicas e Negócios Estrangeiros e Comunidades, bem como em 2 comissões de inquérito, tendo sido nomeada Relatora numa delas.

No seu currículo político destaca-se a eleição como deputada efetiva e em exclusividade ao Parlamento português nas XI e XII legislaturas eleita pelo círculo de Santarém, onde esteve como membro efetivo das comissões de Economia e Obras Públicas e Negócios Estrangeiros e Comunidades, bem como em duas comissões de inquérito, tendo sido nomeada Relatora numa delas.

Foi a coordenadora da área Logística e Transportes do Programa Parlamento-Empresas do FAE (Fórum de Administradores de Empresas), programa sobre o qual foi editado um livro apresentado em Lisboa em 2014.

Conta com prémios e distinções nos cargos por onde passou, sendo reconhecida nacional e internacionalmente por projetos que liderou. Em 2012 foi considerada Personalidade Política do Ano pelo jornal O MIRANTE.

Em 2013 recebeu enquanto coordenadora do grupo de trabalho de Segurança Rodoviária o prémio nacional de Mobilidade Urbana, pelas alterações promovidas ao Código da Estrada, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

Em 2014 foi agraciada com a medalha de mérito diplomático e de amizade pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, pela liderança do grupo parlamentar de amizade em Portugal, cargo que ocupou entre 2011-2015.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo