Política | 03-05-2024 21:00

António José Ganhão dá nome ao recinto de festas de Foros da Charneca

António José Ganhão dá nome ao recinto de festas de Foros da Charneca
Foros da Charneca prestou homenagem a António José Ganhão

Recinto das festas tem agora o nome do ex-autarca que esteve mais de três décadas à frente do município de Benavente. Localidade tem nova associação de moradores depois de ter parado a actividade da Liga de Melhoramentos.

A Associação de Moradores e Proprietários dos Foros da Charneca (AMPFC), Benavente, homenageou o antigo presidente da Câmara Municipal de Benavente, António José Ganhão. Para assinalar o trabalho que foi desenvolvido pelo ex-autarca comunista naquela localidade, foi atribuído o seu nome ao recinto das festas, junto à igreja. A cerimónia de descerramento da placa toponímica decorreu na manhã do dia 25 de Abril. Marcaram presença, além do homenageado, que agradeceu o reconhecimento, autarcas locais, os Bombeiros Voluntários de Benavente, movimento associativo e populares.
A ideia partiu da AMPFC, formalmente constituída a 19 de Janeiro, e que se tornou parceira da junta de freguesia e Câmara de Benavente. Após um conjunto de reuniões com a população foi deliberado atribuir o nome António José Ganhão ao recinto de festas. “A população votou a ideia quase por unanimidade. As duas abstenções foram de pessoas que não moravam nos Foros da Charneca no tempo em que Ganhão era presidente do município. Satisfaz-nos recordar a pessoa e o trabalho que ele fez em prol da comunidade”, disse o presidente da associação, Amaro Lopes.
Ainda não está oficialmente extinta a Liga de Melhoramentos dos Foros da Charneca, apesar de já não estar activa. O grupo era constituído por moradores que tinham poder reivindicativo junto da autarquia. Agora o papel está a ser desempenhado pela AMPFC, que conseguiu que a câmara colocasse no orçamento de 2024 uma rubrica para alcatroar um troço da Rua de Montemor e outro para construir os passeios em falta.
A nova associação foi desafiada pela Câmara de Benavente para organizar as festas anuais na localidade, que deixaram de se fazer em 2019. Mas para já a ideia fica sem efeito. “Somos só nove pessoas e não é viável. Mas apoiamos, caso apareça, uma comissão de festas”, afirmou o dirigente.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1665
    22-05-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo