Política | 03-07-2024 17:36

Salvaterra tem meio milhão investido em habitações e ainda não recebeu dinheiro do IHRU

Salvaterra tem meio milhão investido em habitações e ainda não recebeu dinheiro do IHRU

Ponto de situação da Estratégia Local de Habitação do concelho de Salvaterra de Magos foi feito na última assembleia municipal. Primeiras 12 habitações na Estrada da Lagoa custam quase 2 milhões ao município e têm financiamento comunitário de cerca de 1,7 milhões.

A Cãmara de Salvaterra de Magos já investiu cerca de meio milhão de euros nas primeiras 12 de 24 habitações municipais previstas na Estratégia Local de Habitação, que estão a avançar na Estrada da Lagoa, e ainda não recebeu “um cêntimo” do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), organismo estatal que tem de financiar a obra. A revelação foi feita em assembleia municipal pelo presidente da câmara, Hélder Esménio, após ser questionado pelo eleito Nuno Antão (PS) sobre o ponto de situação da Estratégia Local de Habitação.

O valor da empreitada das 12 habitações no âmbito do Programa 1º Direito, que visa alargar a oferta de habitação pública a quem não dispõe de capacidade financeira para suportar o encargo de acesso a uma habitação adequada, é de quase 2 milhões de euros, sendo o valor do contrato de financiamento de cerca de 1,7 milhões. Logo, o município neste momento terá de ser ressarcido pelo dinheiro a mais que investiu e a obra não pode parar por se tratarem de fundos comunitários.

Hélder Esménio explicou que o município tem enviado e-mails e se a situação continuar terão de contactar o Governo. “Felizmente temos uma tesouraria que está a aguentar, mas não vai aguentar eternamente”, referiu. Ainda no que diz respeito à Estratégia Local de Habitação, também não há resposta do IHRU relativamente às restantes 12 habitações que vão ser construídas num terreno próximo do Lidl de Salvaterra de Magos. Só assim o concurso público poderá avançar.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1672
    10-07-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo