Ricardo Gonçalves pede suspensão do mandato como presidente da Câmara de Santarém
Autarca do PSD vai apresentar na reunião do executivo desta sexta-feira, 30 de Agosto, um pedido de suspensão de mandato, ao que tudo indica para poder assumir a presidência do Instituto Português do Desporto e da Juventude já a partir de Setembro.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves (PSD), vai apresentar na reunião do executivo desta sexta-feira, 30 de Agosto, um pedido de suspensão de mandato, ao que tudo indica para poder assumir a presidência do Instituto Português do Desporto e da Juventude já a partir de Setembro.
Tal como O MIRANTE já tinha noticiado no final de Julho, Ricardo Gonçalves estava “a ponderar” o convite que lhe foi endereçado pelo Governo para assumir a presidência do IPDJ e suceder a Vítor Pataco. A O MIRANTE, o autarca social-democrata confirmou o convite e disse que estava a avaliar essa possibilidade, não adiantando mais comentários nem qual o momento para deixar as funções autárquicas.
Ricardo Gonçalves já tinha assumido que não iria levar o mandato até ao fim. Em entrevista a O MIRANTE publicada em Março último, o autarca dizia que deixaria a autarquia, o mais tardar, depois da apresentação de contas de 2024, na próxima Primavera. “Vamos entrar num novo ciclo a nível nacional, vão sair várias dezenas de autarcas que entraram em 2013 e, portanto, é tempo de entrarem outros protagonistas. É uma decisão amadurecida e falada já há algum tempo”, declarava. A estratégia passa também por dar tempo ao vice-presidente João Teixeira Leite para se afirmar como líder da autarquia e cabeça de lista do PSD às autárquicas de 2025.