Política | 02-11-2024 10:00

Alenquer quer empréstimo de 6 milhões para obras, mas CDU e PSD levantam reservas

Alenquer quer empréstimo de 6 milhões para obras, mas CDU e PSD levantam reservas
Requalificações urbanas e construção de variante leva município de Alenquer a consultar mercado para contrair empréstimo

A Câmara Municipal de Alenquer iniciou o processo de consulta aos bancos para um empréstimo destinado a obras de requalificação urbana. A medida foi aprovada pela maioria socialista, mas recebeu críticas da CDU e PSD, que questionam a ausência de projectos concretos.

A Câmara Municipal de Alenquer está a consultar entidades bancárias para contrair um empréstimo de médio e longo prazo, superior a 6 milhões de euros. A finalidade do empréstimo é financiar a requalificação urbana na Rua Senhora da Graça e na Rua Pinhal da Azenha, construir a variante de ligação à zona industrial da Passinha e requalificar a zona urbana do Carregado desde a Meirinha ao Tejo. A proposta de consulta ao mercado foi aprovada pelo PS com o voto contra do vereador da CDU e abstenção do vereador do PSD.
Para o vereador Ernesto Ferreira (CDU) não faz sentido dar aval a uma consulta de mercado de algo que se desconhece, ou seja, não foram apresentados projectos para as empreitadas nem estão contempladas nas Grandes Opções do Plano e orçamento municipal. “Estamos contra porque não conhecemos os projectos. E existem obras para fazer que se arrastam no tempo como o parque de pesados do Carregado ou a margem esquerda de Alenquer”, declarou.
O vereador Nuno Henriques (PSD) defende que a consulta ao mercado deve abranger mais entidades bancárias que podem eventualmente apresentar condições mais vantajosas para o município. Para o social-democrata não é correcto a câmara contrair um empréstimo bancário em final de mandato, porque “está a hipotecar o futuro do próximo presidente”.
O presidente do executivo socialista, Pedro Folgado, relembra que se trata de uma consulta ao mercado e não a contratualização final do empréstimo e garante que o município tem neste momento capacidade de endividamento. A proposta de empréstimo, já com as condições apresentadas pelos bancos, terá que ser submetida a votação da câmara e posteriormente da Assembleia Municipal de Alenquer.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1696
    25-12-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1696
    25-12-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo