Política | 23-11-2024 21:00

Orçamento de Salvaterra de Magos com 24,3 milhões previstos em 2025

Orçamento de Salvaterra de Magos com 24,3 milhões previstos em 2025

Município de Salvaterra de Magos não vai aumentar impostos locais e aprovou um orçamento para 2025 de 24,3 milhões de euros.

A Câmara Municipal de Salvaterra de Magos aprovou em reunião camarária realizada quarta-feira, 20 de Novembro, o orçamento para o ano 2025, com um valor de 24,3 milhões de euros. “É um orçamento de boas contas, muito atento aos problemas sociais, à saúde, à habitação, à educação, à cultura e desporto, à rede viária, ao bem-estar animal e ao ambiente e que não aumenta impostos locais”, sublinhou o presidente da autarquia, Hélder Manuel Esménio. A continuidade dos serviços de proximidade, das equipas municipais a fazer obra nas freguesias, o reforço do apoio às juntas de freguesia, associações, clubes, comissões de festas, IPSS’s e aos bombeiros voluntários, são também preocupações. “Apoiamos o movimento associativo e está previsto financiarmos obras no CBES de Foros de Salvaterra e no Centro de Dia de Muge, na ampliação da creche “Mãe Galinha”, em Marinhais, e no que falta da ERPI de Glória do Ribatejo”, explicou Hélder Manuel Esménio.
O apoio à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos volta a aumentar, mais 12,5 por cento que em 2024, incluindo o pagamento de três ambulâncias, 30 mil litros de gasóleo, seguros, duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), apoio pontual em reparações de viaturas e o reforço ao apoio financeiro corrente anual. Neste capítulo orçamental, acrescem as verbas para a Protecção Civil Municipal. Hélder Manuel Esménio acrescenta que “é um orçamento condicionado, por boas razões, pelas obras que conseguimos que fossem aprovadas no PRR e no PT2030, cujas candidaturas foram só agora viabilizadas”. Nas preocupações estão também verbas para a remuneração dos médicos dos consultórios municipais do Granho e de Muge, o apoio à fixação de novos médicos no concelho, a Rede Social Municipal, a Loja Social, a continuidade dos apoios extraordinários às IPSS com Centros de Dia, a redução em 50 por cento do valor dos passes em transportes públicos rodoviários e a isenção de pagamento nos transportes escolares, entre outros.

Iniciativas culturais valorizam território

No orçamento municipal há destaque também para o investimento previsto na criação do Centro Interpretativo dos Concheiros de Muge, a localizar na Casa do Povo e para os espaços e iniciativas municipais que procuram promover o território, trazendo mais pessoas ao concelho e ajudando a economia local. São exemplos o Mês da Enguia, a Feira Nacional de Artesanato, a Feira de Magos, a Campanha de Natal e a Economia Local, a “Praça ComVida”, as Jornadas da Cultura, do Desporto e da Saúde, do Social e da Educação. O município vai investir também na Falcoaria Real, no Escaroupim, na Barragem de Magos, nos Bordados da Glória do Ribatejo, no Gabinete e no Portal do Investidor e vai ser criado o portal “Visit Salvaterra”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1691
    20-11-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1691
    20-11-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo