Mobilidade é tema na ordem do dia em Abrantes
As barreiras que ainda existem no espaço público e nos edifícios para quem tem mobilidade reduzida ou condicionada foi objecto de debate me reunião da Câmara de Abrantes. Presidente garante que têm sido feitos esforços na melhoria das condições de mobilidade e acessos.
Na última reunião de câmara de Abrantes, o vereador Vasco Damas, do movimento ALTERNATIVAcom, partilhou o testemunho de uma munícipe, com 80% de incapacidade, que lamenta as dificuldades de acesso e mobilidade existentes no concelho. “Trata-se de uma senhora que se desloca em cadeira de rodas, que se esforça para vencer todas as dificuldades que lhe aparecem ao longo do dia. Abrantes é inclinada, não dá para fazer nada quanto a isso, mas os incapacitados deveriam ter uma vida independente e com qualidade. Existem elevadores desligados, estradas com paralelos, lugares de incapacitados ocupados por pessoas sem incapacidade. Porque é que não há melhores condições para pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida?”, questionou o vereador.
O presidente da câmara, Manuel Valamatos (PS), garante que o tema da mobilidade, na cidade e no concelho, é uma preocupação sempre na ordem do dia. “Na última década, qualquer edifício que tenha sido construído ou requalificado já tem em conta estas regras. Já têm elevadores e plataformas na acessibilidade aos pisos. No entanto, há os edifícios mais antigos, como a própria câmara municipal em que já tive de descer, várias vezes, para vir receber pessoas com mobilidade reduzida. São edifícios que, estruturalmente, não conseguem acomodar essas especificações e instalações de elevadores, não se trata de falta de respeito nem de consideração, mas sim de um problema de conjunturas”, afirmou.
Manuel Valamatos garante que a prova do investimento e preocupação do município com a questão da mobilidade são as melhorias que têm sido feitas nas calçadas do centro histórico, de forma sistemática. “Temos de estar sempre atentos, este trabalho nunca vai terminar e há sempre espaço para melhorar. Queremos uma cidade inclusiva, a todo o tempo, e temos feito avanços nesse campo, nos últimos anos”, garantiu o autarca.