PSD congratula desagregação das freguesias de Coruche, Fajarda e Erra
O PSD de Coruche congratulou-se com a aprovação da desagregação das freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, uma decisão tomada pela Comissão Parlamentar do Poder Local e que permitirá às populações votar novamente em três freguesias autónomas nas eleições autárquicas de 2025.
A Comissão Parlamentar do Poder Local aprovou, no passado dia 17 de Dezembro, a desagregação da União de Freguesias de Coruche, Fajarda e Erra, concretizando uma reivindicação antiga da população local. A medida permitirá a recuperação da autonomia administrativa destas três freguesias, a tempo das eleições autárquicas de 2025.
Em comunicado, o PSD de Coruche saudou esta decisão e felicitou a população e os autarcas que lutaram pela desagregação, sublinhando que esta era “tão esperada e sempre adiada pelo governo anterior”.
O partido social-democrata destacou ainda o papel dos seus autarcas que estiveram na primeira fila contra a agregação das freguesias, imposta pela Troika e aceite pelo governo de José Sócrates. “Muito nos satisfaz que seja na vigência de um governo PSD e após mais de oito anos de governo socialista que recuperamos as nossas freguesias, que nunca deveriam ter sido utilizadas como moeda de troca pelo Governo de Sócrates, como forma de tapar a bancarrota à qual conduziu o país”, refere Francisco Gaspar, presidente da Concelhia do PSD de Coruche.
Segundo o PSD, esta decisão reforça o poder local e restabelece a proximidade com as populações. O partido criticou a gestão da União de Freguesias, que considerou centralista e incompetente, afirmando que o abandono das aldeias nos últimos anos foi bem visível e sentido pelas pessoas no dia-a-dia.