Política | 11-01-2025 16:02
Vasco Estrela vai deixar Câmara de Mação para ser vice-presidente da CCDR Centro
Vasco Estrela, 52 anos, Presidente da Câmara Municipal de Mação
Presidente da Câmara de Mação foi nomeado pelo Governo para vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. Vasco Estrela cumpre o último mandato como presidente da autarquia e deverá ser substituído até às próximas eleições autárquicas pela vice-presidente Margarida Lopes.
O presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela (PSD), foi nomeado pelo Governo para vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, entidade presidida por Isabel Damasceno. Por enquanto, o autarca de Mação vai manter o cargo de presidente do município, mas deverá ser substituído nos próximos dias pela actual vice-presidente Margarida Lopes. Recorde-se que Vasco Estrela cumpre o seu último mandato como presidente da câmara, devido à lei de limitação de mandatos, depois de mais de 11 anos como líder da autarquia.
A nomeação ocorre depois de o actual Governo ter decidido atribuir ao ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, poderes de superintendência nesta área através de um vice-presidente em cada comissão, que terá a seu cargo os departamentos dedicados à agricultura, desenvolvimento rural e pescas.
Margarida Lopes assumiu o cargo de vice-presidente do município depois de, no início do ano passado (2024), Vasco Estrela ter redistribuído as funções dos vereadores após a renúncia do seu vice-presidente de muitos anos, António Louro, que renunciou ao mandato para poder continuar a presidir à Associação Florestal de Mação – Aflomação, e à empresa AZR Gestão Territorial S.A., constituída no âmbito da implementação das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) no concelho, situação que “não era compatível” com o desempenho do cargo político, indicou o próprio.
Margarida Lopes, técnica superior de Comunicação, deverá ser a presidente da Câmara de Mação até às próximas eleições autárquicas. É técnica superior na Câmara de Mação desde 2003 e, numa conversa com O MIRANTE em 2022, afirmou que foi nos corredores dos Paços do Concelho que se apaixonou pela política. Tornou-se militante do PSD e desde 2017 é vereadora. Diz que a política nos meios mais pequenos tem a vantagem da proximidade aos eleitores. Todos se conhecem e há quem lhe bata à porta de casa a pedir ajuda para resolver um problema.
Mais Notícias
A carregar...