Política | 20-02-2025 11:37

Autarca de Abrantes insultado e ameaçado por munícipe em reunião de câmara

Autarca de Abrantes insultado e ameaçado por munícipe em reunião de câmara

Manuel Valamatos foi insultado e ameaçado por um munícipe que está contra a reconversão do antigo mercado diário em multiusos. Autarca diz-se “ferido e magoado” com a intervenção.

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, foi em plena reunião pública do executivo municipal ameaçado e insultado por um munícipe que está contra o projecto de requalificação e reconversão do antigo mercado diário da cidade em multiusos.

Assim que tomou a palavra na reunião quinzenal o munícipe Nilson Figueira, de 61 anos, apresentou-se como sendo perito em lidar com 'f..d..p' e começou a acusar Manuel Jorge Valamatos de ser “mal educado” durante as sessões camarárias quando os vereadores da oposição estão a fazer as suas intervenções.

Em relação ao antigo mercado diário de Abrantes, a que apelidou de a “minha rica praça”, Nilson Figueira, anunciou que “quando a primeira pedra cair começa o calvário” do presidente da câmara. “Olhe bem para mim, não se esqueça da minha figura porque vou andar por aí e vai ter muitos pesadelos porque o espírito dos vendedores e compradores vão-lhe atentar a vida, não sou eu, eu não lhe toco porque não gosto de mexer em 'm...'”, disse.

Assim que acabou de dirigir estas ofensas e ameaças a palavra foi-lhe cortada pelo presidente do município que de imediato lamentou a intervenção, sublinhando que irão ser tomadas medidas. “Eu não merecia que isso acontecesse. Fazer política é diferente disto que aqui aconteceu. É lamentável, devemos ter dignidade e elevar os níveis democráticos a um ponto de não permitir este tipo de acção. Fico muito ferido e magoado quando se tratam os assuntos com falta de respeito. Espero para o futuro que estas situações não se repitam”, referiu o autarca.

Alguns dos vereadores presentes pediram a palavra para se solidarizar com Manuel Jorge Valamatos , nomeadamente o vereador do PSD, Vítor Moura, que exigiu que a câmara municipal tome uma atitude em relação à intervenção do munícipe. O vereador Luís Dias quis ainda sublinhar que o cidadão já o ameaçou e que é preciso “antecipar” porque não se sabe “quais serão os comportamentos destas pessoas lá fora”.

O Partido Socialista emitiu um comunicado a repudiar “veemente o comportamento manifestado por um munícipe na reunião da câmara municipal” e manifestar o seu “total apoio” ao presidente do município. “Reiteramos a importância do respeito pelas regras democráticas, pelas instituições e pelos eleitos locais. Só com estes princípios poderá ser possível um debate político construtivo, contribuindo assim para o progresso do concelho”, lê-se ainda.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1704
    19-02-2025
    Capa Vale Tejo