Política | 02-05-2025 07:00

Torres Novas exalta poder local democrático como uma das grandes conquistas de Abril

Torres Novas exalta poder local democrático como uma das grandes conquistas de Abril
Praça dos Claras, em Torres Novas, foi palco das celebrações dos 51 anos da Revolução

O município de Torres Novas celebrou os 51 anos do 25 de Abril com uma sessão solene na na Praça dos Claras. O poder autárquico foi lembrado como uma das grandes conquistas de Abril.

O presidente da Câmara de Torres Novas, Pedro Ferreira (PS), realçou que a constituição do poder local democrático foi umas das maiores conquistas de Abril aproximando o poder do povo e das suas necessidades. No seu discurso na sessão solene do 25 de Abril, foram lembrados os primeiros deputados torrejanos eleitos para a Assembleia da República, nas primeiras eleições livres, em 1976.
O presidente da Assembleia Municipal de Torres Novas, José Trincão Marques (PS), reforçou que “a democratização é um processo contínuo e inacabado” e que o primeiro dever da democracia é criar democratas. O vereador Tiago Ferreira, candidato pelo PSD às próximas eleições autárquicas, afirmou que os valores de Abril “estão a ser ameaçados por uma cultura que venera o imediato, o fácil e o descartável” e disse ser necessário reafirmar o compromisso com a liberdade e a democracia, “não apenas com ideais do passado mas como pilares de um futuro que devemos continuar a construir”, acrescentou.
Falaram também os deputados municipais Nuno Cruz (CDS), Júlio da Costa (CDU), Diogo Gomes (BE) e Carla Correia (MPNT) em discursos que tiveram como denominador comum o destaque dado à evolução do papel da mulher na sociedade portuguesa nos últimos 51 anos.
A sessão contou com a voz dos alunos do Coro do 2.º Ciclo do Conservatório de Música do Coral Fidelius e da Escola EB 2,3 Manuel de Figueiredo, que comoveram alguns dos presentes cantando “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” com letra de Luís de Camões e música de José Mário Branco e “Somos Livres” de Ermelinda Duarte.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1714
    30-04-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1714
    30-04-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1714
    30-04-2025
    Capa Vale Tejo