Política | 16-05-2025 15:00

Agitação política em Rio Maior com demissão do chefe de gabinete do presidente

Agitação política em Rio Maior com demissão do chefe de gabinete do presidente
Filipe Santana Dias (em primeiro plano) e Francisco Colaço já não trabalham juntos na Câmara de Rio Maior

O chefe de gabinete do presidente da Câmara de Rio Maior bateu com a porta no final de Março fazendo alusão a situações menos correctas e o assunto continua na ordem do dia. A oposição diz que solicitou esclarecimentos de que ainda não obteve resposta.

A demissão do chefe de gabinete do presidente da Câmara de Rio Maior, Filipe Santana Dias (PSD), tem dado que falar nas últimas semanas, já que o demissionário, Francisco Colaço, terá deixado no ar algumas críticas e alusões que a oposição socialista no executivo camarário quer ver esclarecidas. Em causa está um e-mail enviado por Francisco Colaço, no final de Março, quando se aprestava para deixar as funções no município, a funcionários e colaboradores da autarquia.
Nesse documento, que circulou nas redes sociais, o ex-chefe de gabinete diz que foi “variadíssimas vezes desautorizado” no exercício das suas funções nos “últimos meses” e que na manhã do dia em que decidiu demitir-se teve conhecimento de um email com referência a “situações menos correctas” que punham em causa a Unidade Jurídica e Contratação Pública, o Gabinete de Apoio ao Presidente e a organização do certame Tasquinhas de Rio Maior. Em causa estaria o processo de contratação de serviços de limpeza na edição deste ano das Tasquinhas, que decorreu durante dez dias, no final de Março e início de Abril.
Os vereadores do PS têm questionado em reunião de câmara a autenticidade dessa mensagem, de que tiveram conhecimento pela redes sociais, tendo requerido ao presidente que lhes fosse remetida cópia. Os serviços municipais responderam que tinha de ser pedido um parecer à CADA - Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, para ver se o email podia ser facultado ou não aos autarcas da oposição.
O MIRANTE contactou o presidente da Câmara de Rio Maior, que confirmou o pedido de demissão do chefe de gabinete, Francisco Colaço. “No que respeita aos contratos relacionados com a realização do evento Tasquinhas de Rio Maior 2025, os mesmos cumprem todos os requisitos legais, como comprova a averiguação realizada pela Unidade Jurídica e de Contratação Pública da Câmara Municipal de Rio Maior. A documentação relativa a esta averiguação foi enviada pelo Executivo Municipal aos partidos da oposição, pelo que lamento que os mesmos, após esclarecidos os factos, não tenham reposto a verdade, alimentando campanhas de desinformação nas redes sociais”, respondeu ao nosso jornal Filipe Santana Dias.
Contactado por O MIRANTE, o vereador do PS Miguel Paulo diz que reuniram com os serviços municipais no dia 22 de Abril, a seu pedido, e aguardam o Relatório de Averiguações Internas, levado a cabo pela Unidade de Conformidade, Transparência e Auditoria do município. “Conforme o que concluir, agiremos de acordo”, afirmou nas breves declarações ao nosso jornal.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1716
    14-05-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1716
    14-05-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1716
    14-05-2025
    Capa Vale Tejo