Política | 13-07-2025 18:00

Praga de baratas em Tomar dá que falar na reunião de câmara

Oposição alerta para a proliferação de baratas em Tomar mas o presidente da câmara garante que a autarquia tem procedido às acções de desinfestação previstas.

A cidade de Tomar está a ser novamente a ser atingida por uma praga de baratas. O alerta foi dado pelo vereador da oposição Tiago Carrão (PSD), na mais recente reunião de câmara. O autarca disse que já tinha alertado para o problema em Junho do ano passado, referindo que este ano está “ainda mais grave”. O vereador disse que a praga de baratas está a afectar várias ruas em Tomar, como a Ângela Tamagnini, Professor Andrade, Manuel de Matos, Alameda Um de Março, Dona Maria II, Gregório Lopes e a Diogo de Arruda.

“Tenho de destacar a Rua Diogo de Arruda, por ter vivido lá quase 30 anos e isto não era uma situação que acontecesse”, afirmou. Tiago Carrão acrescentou que há relatos de baratas a entrarem em casas de pessoas de idade, que vivem em andares superiores dos prédios. “Isto acontece há um ou dois anos para cá, é uma situação muito desagradável”, sublinhou.

Na resposta, o presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão (PS), garantiu que não há nenhuma alteração nos procedimentos que a autarquia tem realizado. “Quero sublinhar que nós fazemos procedimento de desinfestação trimestralmente, e sempre que há um procedimento de desinfestação obviamente que os alvos, neste caso as baratas, fogem ou tendem a fugir para outro espaço”, sublinhou.

Hugo Cristóvão defendeu que cada prédio também deve fazer o seu trabalho de desinfestação regularmente, tendo em conta que a rede municipal está ligada à rede predial. “Uma boa parte dos prédios não faz esse trabalho de desinfestação, é normal que a bicharada vá e se mantenha nesses locais”, reforçou, apontando ainda o calor como uma causa para o agravamento da praga.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Vale Tejo