Política | 24-09-2025 12:00
Apoio a juntas de freguesia em vésperas de eleições gera polémica em Azambuja

Mara Oliveira - foto arquivo
Verbas vão ser distribuídas de igual forma pelas sete freguesias para obras que já foram executadas, pelo menos uma em 2022. Oposição fala em aproveitamento político a menos de um mês das eleições.
O executivo municipal de Azambuja aprovou a atribuição de apoio financeiro a cada uma das sete juntas de freguesias, cujo critério foi pagar metade do valor da obra, até ao limite máximo de 10 mil euros, mediante apresentação de orçamento. Apesar de a proposta da vereadora da CDU, Mara Oliveira, ter reunido votos favoráveis de todo o executivo acendeu uma onda de indignação por surgir a menos de um mês das eleições autárquicas e por apoiar obras realizadas na primeira parte do mandato.
“Estamos a falar de apoio a obras que já foram executadas pelas juntas de freguesia em 2022”- como é o caso da obra de substituição de elevador em edifício da Junta de Aveiras de Cima-, afirmou a vereadora do Chega, Inês Louro, sugerindo que o executivo PS que governa com o aval da CDU esteve a “guardar estes apoios durante anos para serem dados às juntas de freguesia” neste período de campanha eleitoral. A candidata do partido Chega à Câmara de Azambuja criticou ainda o critério de distribuição do apoio- que dá de igual forma às sete freguesias- defendendo que as que têm maior representatividade deveriam receber mais. “Não estamos a dar com justiça e de forma equivalente ao que cada uma representa”, disse.
Também o vereador do PSD, Rui Corça, defendeu que as juntas de freguesia “são todas diferentes” e que por isso deveriam ser apoiadas de forma diferente, e criticou a ausência de documentação que comprove os pedidos de ajuda feitos pelas autarquias. “O que está a acontecer é que estamos em vésperas de eleições a deixar as contas mais bonitas”, disse.
Mara Oliveira, que está de fora da corrida eleitoral, quis vincar que o modelo de apoio foi articulado e aceite por todas as juntas de freguesia e que em nada está relacionado com a agenda eleitoral. Ainda sobre o critério de distribuição disse que considera que haja freguesias mais importantes que outras. “Se apoiamos uma apoiamos todas”, sublinhou.
Mais Notícias
A carregar...