Política | 17-10-2025 18:00

Manuel Valamatos reeleito presidente da Câmara de Abrantes quer dar continuidade a um projecto vencedor

Manuel Valamatos reeleito presidente da Câmara de Abrantes quer dar continuidade a um projecto vencedor
Manuel Valamatos com a equipa vencedora que manteve a liderança socialista em Abrantes - foto O MIRANTE

Apesar do PS ter perdido um vereador em relação ao mandato anterior, Manuel Valamatos mostrou-se satisfeito com o resultado e com a equipa que o acompanha, prometendo dar continuidade e encontrar estratégias para o desenvolvimento do concelho.

O candidato do Partido Socialista (PS), Manuel Jorge Valamatos, foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Abrantes com 47,82% dos votos, mantendo a liderança socialista no concelho. Na composição do executivo municipal, o PS elegeu quatro vereadores, a coligação Aliança Democrática (PSD/CDS-PP) conquistou dois, e o Chega conseguiu um vereador, afirmando-se como nova força política com expressão local. O movimento ALTERNATIVAcom, com 3,70%, perdeu a representação no executivo.
Para Manuel Valamatos, esta é “uma grande vitória do Partido Socialista em Abrantes num tempo politicamente difícil”, resultado que, considera, traduz o reconhecimento dos abrantinos pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos e a confiança para “continuar a construir um concelho mais coeso e preparado para o futuro”. Valamatos sublinhou que o novo mandato marca “a continuidade de um projecto de desenvolvimento iniciado há vários anos”, mas também o início de “uma nova etapa, mais exigente”, em que o executivo quer apostar na proximidade e na participação de todos. O presidente reeleito destacou ainda que “a partir de agora todos os abrantinos fazem parte de uma comunidade mais forte e capaz de resistir às dificuldades”.
O socialista garantiu em declarações a O MIRANTE que o trabalho começa “já amanhã”, com reuniões com as equipas municipais e as juntas de freguesia, com o objectivo de preparar o próximo ciclo de investimento e aproveitar os programas comunitários, relembrando que “o tempo é exigente e requer concentração e determinação”, mas acredita que “todos juntos, os abrantinos continuarão a fazer o seu caminho rumo a um novo futuro”, explicou.
O PS reforçou a sua posição no concelho de Abrantes ao vencer em 11 das 13 freguesias. As únicas excepções ao domínio do PS foram Aldeia do Mato e Souto, onde Luísa Pedro, candidata do PSD, venceu com 53,97% (265 votos), e Tramagal, onde triunfou o movimento independente MIFT – Movimento Independente para a Freguesia de Tramagal, liderado por António José Carvalho, com 56,95 % (995 votos).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal