Política | 18-10-2025 21:00

Helena Neves derrota Francisco Madelino em Salvaterra de Magos após cisão socialista

Helena Neves derrota Francisco Madelino em Salvaterra de Magos após cisão socialista
Helena Neves rodeada de apoiantes comemorou vitória na sede de campanha - foto O MIRANTE

A vitória de Helena Neves, ainda vereadora eleita pelo PS em Salvaterra de Magos, representa a afirmação de um novo projecto independente nascido após divergências no seio do PS. O grande derrotado da noite é o socialista Francisco Madelino, que falhou novamente, 24 anos depois, a conquista da presidência do município.

O movimento Juntos Fazemos+, que conquistou a Câmara de Salvaterra de Magos ao Partido Socialista, promete diálogo com adversários políticos, uma vez que não alcançou a maioria absoluta. A líder do movimento Juntos Fazemos+, Helena Neves, ainda vereadora pelo PS e agora eleita presidente da Câmara de Salvaterra, considera que a vitória alcançada nestas eleições autárquicas é uma responsabilidade acrescida. “Vai exigir da nossa parte diálogo, muita sensatez e capacidade de encontrar pontos comuns” com os restantes partidos que conseguiram eleger vereadores.
Helena Neves torna-se a segunda mulher a presidir à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Em declarações a O MIRANTE, garantiu que o novo executivo vai trabalhar “com proximidade, muita garra e energia, sempre com o foco nas pessoas, em resolver os seus problemas e contribuir para o progresso do concelho”. Afirma que pretende, em primeiro lugar, reunir com todos os funcionários do município. “Trata-se de uma nova liderança, conheço bem a câmara municipal, mas há que ouvi-los e envolvê-los. Somos um movimento independente, não somos um partido e quem vai estar na primeira linha de trabalho com os munícipes tem que entender que foi o povo que nos elegeu e nós precisamos de todo o apoio dos funcionários da câmara para levar a cabo aquilo que pretendemos”, disse.
Finalizada a contagem dos votos nas seis freguesias de Salvaterra de Magos, o movimento Juntos Fazemos+ elegeu três vereadores, o PS conseguiu dois vereadores e o Chega e o PSD conseguiram um vereador cada.

PS só ficou com uma junta
Para a assembleia municipal, a vitória foi igualmente do Juntos Fazemos+, numa lista liderada por Francisco Pereira. Nas juntas de freguesia do concelho, o movimento independente também foi o grande vencedor, conquistando Marinhais com Ana Brígida Filipe; Salvaterra de Magos com Gonçalo Esteves; Glória do Ribatejo com Rui Monteiro; Foros de Salvaterra com Edgar Santos; e em Muge, com João Pedro Ferreira. O PS conquistou apenas a Junta do Granho, por Carlos Fatia Teso.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal