Política | 18-10-2025 21:00

Socialista Manuel Mourato vence na Barquinha mas admite que esperava resultado mais expressivo

Socialista Manuel Mourato vence na Barquinha mas admite que esperava resultado mais expressivo
PS volta a vencer em Vila Nova da Barquinha, mas Chega surpreende ao tornar-se a segunda força política - foto O MIRANTE

Manuel Mourato venceu a Câmara da Barquinha com 1.795 votos (43,55%), enquanto o Chega se torna segunda força com dois vereadores, e o PSD elege um representante.

O socialista Manuel Mourato foi eleito presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha com 1.795 votos (43,55%), mas não conseguiu alcançar maioria absoluta. O Chega surpreendeu ao tornar-se a segunda força política do concelho, com 1.310 votos (31,78%) e dois vereadores eleitos, relegando o PSD para terceiro lugar com 666 votos (16,16%) e um representante no executivo.
No rescaldo eleitoral, Manuel Mourato mostrou-se satisfeito com a vitória, embora admita que esperava “um resultado mais expressivo”. “Não alcançámos a maioria absoluta e nas freguesias também não ganhámos as quatro, mas continua a ser um bom resultado”, disse a O MIRANTE. O novo presidente assegura estar preparado para governar os próximos quatro anos com responsabilidade, reforçando que pretende “chegar mais longe” e respeitar os objectivos definidos no programa eleitoral. Entre as prioridades para o mandato, o socialista destaca a continuidade do trabalho desenvolvido nas áreas da saúde e educação, bem como a conclusão das obras em curso, nomeadamente na habitação a custos acessíveis.
Também a Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha ficou repartida entre socialistas e o Chega, com o PS a liderar com 1.746 votos (42,36%) e sete deputados, seguido do Chega com 1.291 votos (31,32%) e cinco eleitos. O PSD obteve 17,05% e dois deputados, menos um do que em 2021, enquanto a CDU manteve um representante. Nas freguesias, o cenário repetiu-se com a disputa entre PS e Chega, à excepção de Tancos, onde o movimento independente Juntos por Tancos (JPT) venceu com 80 votos, deixando o PS apenas dois votos atrás.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal