Política | 14-01-2026 15:00

Oposição critica executivo PS na Câmara de Alenquer por não ouvir juntas

Oposição critica executivo PS na Câmara de Alenquer por não ouvir juntas
Filipe Rogeiro e Francisco Guerra votaram contra a instalação de contentores enterrados por falta de consulta a duas juntas de freguesia - foto O MIRANTE

Vereadores eleitos pela coligação TODOS contestaram a falta de consulta às Juntas de Freguesia do Carregado e de Olhalvo na instalação de contentores enterrados. A Câmara de Alenquer manteve o procedimento administrativo, garantindo que todas as freguesias já tinham sido contactadas.

Os vereadores da coligação TODOS, Francisco Guerra e Filipe Rogeiro, votaram contra a aprovação do Relatório de Acompanhamento e Monitorização da Execução do Contrato de Fornecimento e Montagem de Contentores Enterrados na última reunião de câmara de Alenquer de 2025. Uma posição justificada com a exclusão das Juntas de Freguesia do Carregado e Cadafais e de Olhalvo do processo de consulta sobre a instalação desses equipamentos, considerados essenciais pelas comunidades locais.
“Os presidentes de junta são os eleitos locais que vivem diariamente a realidade das populações e conhecem os problemas no terreno, devendo ser ouvidos e integrados nas decisões que afectam directamente as freguesias. No caso do Carregado, onde existem problemas gravíssimos nesta matéria, o seu presidente de junta, Marco Coelho, não foi consultado, assim como Hélder André, de Olhalvo, o que demonstra um afastamento da necessária proximidade democrática e da auscultação dos territórios”, referem os vereadores da oposição.
Apesar do reparo, o presidente da câmara, o socialista João Nicolau, manteve a proposta e explicou que o procedimento administrativo não é novo e por isso as juntas de freguesia já tinham sido todas contactadas. O contrato, celebrado com a empresa Sopsa Eco Innovation, S.A., prevê o fornecimento e instalação de 17 contentores enterrados para resíduos indiferenciados, oito contentores para plástico/metal, oito para papel/cartão e oito para vidro. A execução começou a 22 de Setembro de 2025, com a instalação parcial em determinados pontos do concelho, prevendo-se a conclusão dos trabalhos em Janeiro de 2026.
O ponto foi aprovado com os votos favoráveis do executivo PS e abstenção do vereador do Chega, Carlos Sequeira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias