Política | 20-05-2026 16:42

Alenquer atribui 2.500 euros às Festas de Santa Quitéria de Meca

Alenquer atribui 2.500 euros às Festas de Santa Quitéria de Meca

Câmara de Alenquer aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 2.500 euros à Comissão de Festas de Santa Quitéria de Meca, destinadas aos festejos que decorrem entre 22 e 25 de Maio.

A Câmara Municipal de Alenquer aprovou a atribuição de um apoio financeiro no valor de 2.500 euros à Comissão de Festas de Santa Quitéria de Meca, destinado à realização dos tradicionais festejos em honra da padroeira da localidade.
A iniciativa decorrerá entre os dias 22 e 25 de Maio e constitui um dos principais momentos de convívio, tradição e dinamização cultural da freguesia de Meca, envolvendo a população e visitantes.
Segundo a proposta aprovada, o apoio municipal visa fazer face às despesas inerentes à organização do evento, que desempenha um papel relevante na preservação das tradições locais.
A proposta foi aprovada por unanimidade em reunião de câmara. No entanto, o eleito do Chega, Carlos Sequeira, questionou se a comissão de festas remeteu ao município o relatório e contas relativo ao ano de 2025.
A vereadora do executivo PS, Cláudia Luís, afirmou que o documento não foi enviado, mas garantiu que, futuramente, os apoios financeiros atribuídos pela autarquia ficarão dependentes da apresentação dos relatórios de contas, conforme previsto no regulamento.
A autarca adiantou ainda que a comissão de festas está a angariar fundos para a recuperação da Basílica de Meca e que foram retomados este ano os contactos com o Patriarcado de Lisboa com vista à recuperação daquele património. O próximo passo, acrescentou Cláudia Luís, será contactar a direcção do Património Cultural, I.P, tendo em vista a recuperação da basílica.
O vereador do PSD, Francisco Guerra, referiu que a Basílica de Meca é um templo católico muito utilizado por munícipes do concelho de Alenquer e de concelhos vizinhos para a realização de casamentos, tratando-se de um imóvel de interesse público. “O PSD está disponível para apoiar o projecto de recuperação a submeter ao Património Cultural”, sublinhou.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias