Política | 01-06-2026 14:16

Menos de um terço dos militantes da região votaram na eleição do presidente do PSD

Menos de um terço dos militantes da região votaram na eleição do presidente do PSD

Luís Montenegro foi reeleito presidente do PSD, tendo sido o único candidato ao cargo. No distrito de Santarém, a mobilização dos militantes voltou a ser reduzida, tal como aconteceu no resto do país. Votaram 387 dos 1340 inscritos e há concelhos ribatejanos onde o partido continua sem estrutura activa.

Apenas menos de um terço dos militantes com direito a voto do distrito de Santarém participaram na eleição directa para líder do Partido Social Democrata (PSD), que decorreu no dia 30 de Maio e voltou a dar a vitória a Luís Montenegro, único candidato ao cargo. Dos 1340 inscritos votaram 387 (28,88% do universo eleitoral), tendo sido apurados 378 votos em Montenegro e 9 votos brancos. Refira-se que nos concelhos de Alcanena, Alpiarça e Constância não houve eleições por não haver estruturas activas e na Chamusca nenhum militante votou.
O concelho com maior participação foi o de Santarém, com 75 votantes, seguindo-se Ourém com 55, Benavente (48) e Rio Maior (45). Tomar (24), Torres Novas (18), Ferreira do Zêzere (17), Cartaxo (16), Mação (12), Abrantes (11), Entroncamento (11) e Almeirim (10) também chegaram aos dois dígitos de eleitores. Abaixo dessa fasquia ficaram Coruche (9), Sardoal (9), Barquinha (8), Golegã (7) e Salvaterra de Magos (3). A mandatária da candidatura no distrito de Santarém foi a presidente da Câmara de Benavente, Sónia Ferreira.
Luís Montenegro foi reeleito presidente do PSD com 14.467 votos, valor que correspondeu a 94,80% dos boletins que entraram nas urnas. De acordo com o Conselho de Jurisdição Nacional do PSD, foram apurados a nível nacional 15.261 votos, tendo-se registado 525 votos brancos e 268 nulos. Estavam inscritos 56.868 eleitores, tendo ido às urnas 26,84%. O 43.º Congresso Nacional do PSD, que irá eleger os restantes órgãos nacionais, realiza-se nos dias 20 e 21 de Junho, em Anadia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias