Política | 07-04-2022 20:59

Autarca de Benavente diz que Governo não se pode demitir das suas obrigações na Educação

Autarca de Benavente diz que Governo não se pode demitir das suas obrigações na Educação

Câmara de Benavente não tem como assumir despesas na ordem dos 15 milhões de euros para melhorar o parque escolar. Carlos Coutinho diz que a descentralização não pode servir de desculpa para as obras ficarem por fazer.

O presidente da Câmara de Benavente, diz que com a descentralização de competências na Educação, o Governo não se pode demitir das suas responsabilidades e empurrar encargos insuportáveis para a autarquia, tais como a construção de novas escolas. “O processo de descentralização deve ser sério, não pode ser um processo em que as incapacidades que aconteceram até aqui venham para as câmaras muncipais”, disse Carlos Coutinho.

O autarca da CDU falava na última reunião pública do executivo, realizada quatro dias após a recepção das competências na área da educação, que neste caso fez dobrar o número de funcionários tutelados pela câmara municipal, o que por si só “é um processo exigente”.

Carlos Coutinho disse que o parque escolar do concelho carece de investimentos na ordem dos 15 milhões de euros que a câmara municipal não tem como financiar e que vai voltar a reunir com o Ministério da Educação para que as intervenções sejam assumidas pela administração central. “Queremos uma escola melhor e para isso é preciso que nos sejam disponibilizadas as verbas necessárias”, prosseguiu.

Fazer novas escolas e requalificar as existentes, que “há mais de 30 anos que não têm uma intervenção” é para o autarca uma necessidade que não pode ficar por resolver como consequência da transferência de competências. 

A falta de espaço na Escola Básica 2,3 Professor João Fernandes Pratas, em Samora Correia, para acolher todos os alunos desde que passou a ter ensino secundário, recorde-se, é um dos problemas mais gritantes que carece de solução definitiva.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo